Câmara promoverá sessão em Olaria para ouvir moradores sobre proposta do bairro virar distrito

quarta-feira, 28 de outubro de 2009
por Jornal A Voz da Serra
Câmara promoverá sessão em Olaria para ouvir moradores sobre proposta do bairro virar distrito
Câmara promoverá sessão em Olaria para ouvir moradores sobre proposta do bairro virar distrito

O projeto que propõe a criação do 9º distrito de Nova Friburgo em Olaria, englobando Cônego, Cascatinha e adjacências, teve mais uma etapa realizada na noite de sexta-feira, 23, na Câmara Municipal, quando aconteceu audiência pública para tratar do assunto. Participaram os dois vereadores autores do projeto de lei 1.948/2009, Reinaldo Rodrigues e Professor Pierre, os vereadores Marcelo Verly, Isaque Demani e Edson Flávio, o deputado federal Glauber Braga, empresários, líderes comunitários e moradores em geral, que foram chamados ao plenário. A sessão foi iniciada com os hinos de Nova Friburgo e do Brasil, executados pelos músicos da banda Euterpe Friburguense.

Primeiro a discursar, Reinaldo Rodrigues falou de sua vida, estudo e trabalho em Olaria. Lembrou nomes que ficaram marcados no bairro, como o de monsenhor Caetano Antônio Mielli (o padre Mielli), e sua mãe Maura Rodrigues, conhecida parteira, entre outros, além de instituições como os clubes Friburguense, Roqueano e União, o Colégio Nossa Senhora das Graças, entre outras, os canais de TV quase todos sediados em Olaria, bairro de mais de 60 mil habitantes, que ao ser oficializado como distrito poderá obter mais benefícios. Reinaldo frisou que o projeto de lei que cria o distrito de Olaria foi encampado por todos os demais vereadores e elogiou as lideranças que trabalham nesta campanha.

Pierre apresentou num telão os dados técnicos do projeto e os detalhes necessários à criação de um distrito, todos eles cumpridos com folga por Olaria. Convidou Glauber para seu pronunciamento, que lembrou ter sido a função de subsecretário de Olaria, à época do secretário Waldir Fernandes, a sua primeira tarefa pública. Por isso mesmo, Olaria ficará marcado por toda a sua vida política. Destacou a atuação de Eduardo Vogt e Ricardo Figueira, entre outras lideranças do bairro pela antiga luta de transformar Olaria em distrito, além de parabenizar Reinaldo e Pierre pela apresentação do projeto na Câmara. E terminou dizendo que praticamente não há argumento contrário à criação do distrito de Olaria.

Marcelo Verly discursou em seguida, falando do adensamento urbano de Olaria, a natureza ao redor e o polo de moda íntima que ajudou a transformar o bairro. Com a criação do distrito, segundo Verly, mais investimentos públicos poderão ser feitos na área. “Essa luta transcende as cores partidárias. Prova disso foi a adesão de todos os vereadores ao projeto”, frisou.

Convidado por Reinaldo e Pierre para colaborar no projeto, o professor e ex-vereador Benício Valladares (que trabalhou na criação dos distritos de São Pedro da Serra e Mury) foi um dos presentes à audiência e também discursou na ocasião. Agradeceu a lembrança a Reinaldo e Pierre para este trabalho e destacou Reinaldo por sua luta obstinada por Olaria em toda a sua vida política e, como há a necessidade de aprovação pela Assembleia Legislativa do estado para a criação de um distrito, lembrou o apoio que teve do ex-deputado Paulo Cordeiro para a criação do distrito de São Pedro da Serra. Também abordou a criação do distrito de Mury, na década de 80 do século passado, que ainda não foi instalado oficialmente.

Entre os vários convidados que participaram da audiência, o empresário Eduardo Vogt comentou que é um dos que dizem sim à proposta do distrito de Olaria, bairro onde seu pai, alemão, chegou em 1942, tendo fundado a Cerâmica Caledônia, depois de ter trabalhado na Fábrica de Rendas Arp. Com a criação do distrito, os objetivos são mais melhorias para a região de Olaria e a realização de outra audiência pública no bairro, para ampliar os debates sobre o assunto.

Ao final da audiência, o líder do governo na Câmara, Marcelo Verly, propôs que a sessão ordinária para votação do projeto seja realizada em Olaria, no dia 25 de novembro, nas dependências do Colégio Nossa Senhora das Graças, no que obteve aprovação unânime dos presentes ao encontro.

 

A importância do distrito

 Falando à reportagem, Reinaldo explicou a realização da audiência. Pelo projeto ela não seria necessária, porém, ele entende ser uma oportunidade para o povo de Olaria estar ciente da importância do bairro se tornar distrito, os benefícios para todos que virão e para que o prefeito também possa entender essa importância. E é também uma oportunidade para que o assunto seja debatido entre as lideranças de Olaria, Cônego e Cascatinha. Reiterou que Olaria reúne todas as condições de um distrito e o projeto é apenas um detalhe para oficializar essa condição, tendo ele e Pierre optado pela audiência pública para que todo o processo seja feito de forma mais democrática.

Após a audiência o projeto deverá entrar em votação (duas vezes) e crê que com a visão de futuro do prefeito Heródoto, haverá de aprová-lo. Segundo Reinaldo, há até a possibilidade de que o distrito seja instalado no dia 21 de abril do próximo ano, considerado oficialmente como o Dia de Olaria.

Para Pierre, o objetivo com o projeto nada mais é do que atender ao anseio popular, a todo o setor comercial de Olaria, para que se consolide aquilo que Olaria já é na realidade. “É um distrito oficioso”, afirma. Trata-se, em sua opinião, de honrar aquilo que Olaria merece e a audiência pública é um ponto de partida para movimentar a comunidade a alcançar o sonho de tantos anos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade