O potencial econômico de Nova Friburgo ao alcance dos suíços

quinta-feira, 22 de outubro de 2009
por Jornal A Voz da Serra
O potencial econômico de Nova Friburgo ao alcance dos suíços
O potencial econômico de Nova Friburgo ao alcance dos suíços

A Prefeitura de Nova Friburgo, a representação regional da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) e o Sindicato das Indústrias Metal-mecânicas (SindMetal) prepararam na tarde de terça-feira, 20, um encontro na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) com representantes das delegações suíças do Canton de Fribourg que estavam no município até ontem, 21, no 6º Encontro Suíço-Brasileiro, para mostrar o potencial econômico e industrial da Suíça Brasileira. A intenção foi tentar seduzir os suíços a investir futuramente no município, já que existe a perspectiva de investimentos de 60 bilhões de euros no estado do Rio nos próximos três anos, com a implantação do novo complexo petroquímico da Petrobras.

“Hoje temos 220 empresas suíças no Brasil e nenhuma delas tem sequer uma representação em Nova Friburgo. Quem sabe a partir desse encontro conseguimos mudar isso”, torceu o presidente da entidade de intercâmbio entre Nova Friburgo e a Suíça, a Associação Fribourg-Nova Friburgo, o também secretário municipal de Agricultura Roberto Wermelinger. Ele anunciou o convite que a associação recebeu para incluir Nova Friburgo numa feira de negócios que acontecerá em Fribourg daqui a dois anos. No evento Nova Friburgo terá um estande para mostrar o que produz de melhor, tanto na indústria como no comércio e no empreendedorismo, turismo e cultura.

O encontro na CDL, porém, só foi prestigiado por três integrantes das delegações suíças que estavam no município: o diretor da Associação Fribourg-Nova Friburgo, Alberto Bugnon; o conselheiro da cidade suíça de Bulle, Yves Sudan, e o ex-presidente da associação e precursor dos intercâmbios entre Nova Friburgo e Fribourg, o historiador Martin Nicoulin. Os demais suíços se atrasaram devido à visitação à Queijaria Suíça, em Conquista, onde aconteceu também festival de queijos e vinhos, e se dispersaram no retorno ao centro da cidade. “Viemos aqui discutir propostas de investimento e os suíços, provavelmente, acabaram investindo em compras no comércio”, brincou Martin Nicoulin.

Durante o evento, Bugnon, Yves Sudan e Martin Nicoulin conheceram os muitos potenciais friburguenses, através da exibição de vídeos institucionais, da Prefeitura, Firjan, Sebrae, SindMetal e do Polo de Moda Íntima. O prefeito Heródoto Bento de Mello destacou o potencial turístico e econômico de Nova Friburgo com um vídeo em francês mostrando os principais projetos de investimento do seu governo, como a transformação do município num parque ecológico, a implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) e as diversificadas opções de turismo e cultura oferecidas. “O turismo é uma das melhores oportunidades de desenvolvimento. E nós temos estrutura e recursos naturais para atrair cada vez mais visitantes. Nossas montanhas, vejam, são maiores que o Moleson e muitos alpes suíços”, valorizou.

Já o presidente do SindMetal, Cláudio Tângari, historiou a implantação e o fortalecimento do polo metal-mecânico do município com o advento da indústria têxtil e da metalurgia, que hoje faz de Nova Friburgo um potencial fabricante de cadeados, fechaduras, ferramentaria, cofres, colunas de direção para automóveis, componentes para a indústria naval e do petróleo e gás. A empresária e integrante do Arranjo Produtivo Local (APL) da moda íntima, Neucy Layola, destacou para os suíços a pujança do polo de lingerie de Nova Friburgo e de outros cinco municípios vizinhos, que congregam hoje cerca de três mil confecções legalizadas, gerando empregos e renda e fazendo Nova Friburgo ser destaque no mundo da moda.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade