O Programa de Capacitação em Gestão, que será ministrado em Nova Friburgo pelo Instituto de Desenvolvimento Empresarial (IDE), com apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e do Sindicato do Comércio Varejista (SinComércio), teve início na última segunda-feira, 19. Duas turmas de empresários participam do Módulo I, com aulas de manhã e à noite no Centro de Estudos e Qualificação Profissional do Comércio Lojista, no quarto andar do prédio da CDL. O método pretende fornecer aos pequenos e microempresários, através de conhecimento prático, as ferramentas necessárias para obter grandes resultados com menos esforço.
No conteúdo do Módulo I, sobre Custos, estão incluídos temas como definição de custos fixos e variáveis, conceitos de empresa e empreendedor, fórmula estrutural de custos e suas variações, planilha de custos, custos de mercadoria vendida, provisionamento, administração dos custos, plano de contas e sistematização, formação de preços de venda, cálculo de margem de lucro e impostos. As aulas, que envolvem exercícios vivenciais, simulações e dinâmicas, acontecem durante uma semana de cada mês, das 8h às 12h ou das 19h às 23h. Os próximos módulos serão Finanças, Empresa, Negociação, Compras e Estoque, Marketing e Administração Estratégica.
O Programa de Capacitação em Gestão foi lançado na cidade em setembro, com palestra do presidente do IDE, Elton Lívio Petterle, que mostrou à plateia de 200 empresários os principais motivos que levam as pequenas e microempresas a encerrarem suas atividades nos cinco primeiros anos de vida e as providências que devem ser tomadas para evitar este desfecho, com base na gestão dos negócios. Na ocasião, ele apresentou o modelo desenvolvido pelo instituto, chamado Teoria do Esforço Eficaz, que é aplicado em 17 estados do país, totalizando mais de nove mil parceiros. Para o presidente do IDE, o método deve seu sucesso ao fato de utilizar linguagem simples e direta, equilibrar tempo e valor e priorizar a praticidade, a velocidade e o resultado.
O presidente da CDL e do SinComércio, Braulio Rezende, considera a qualificação profissional indispensável para a sobrevivência das empresas no mercado atual. Ele lembra que, depois da estabilização da moeda e das profundas mudanças ocorridas na economia nos últimos anos, a qualidade dos serviços tornou-se o diferencial entre as empresas, e ela só pode ser alcançada por meio do estudo.
“É por este motivo que a CDL e o SinComércio investem constantemente em cursos, palestras e seminários com vistas à atualização e à reciclagem de empresários e funcionários do comércio. Desejo a todos os participantes que tirem proveito desse programa e apliquem logo os ensinamentos em suas empresas, para que tenhamos um comércio cada vez mais forte em Nova Friburgo”, reforçou ele, que fez questão de abrir o curso nos dois horários e dar boas-vindas às turmas da manhã e da noite.
Mais informações pelos telefones 2525-2031, da CDL, e (24) 8137 8677 e (24) 9825 8005, do IDE, com Robésio Guimarães Neto.
Deixe o seu comentário