Editorial - Bons anfitriões

quarta-feira, 21 de outubro de 2009
por Jornal A Voz da Serra

A PASSAGEM dos turistas suíços de Fribourg a Nova Friburgo, como as demais já feitas em governos passados, renova a condição privilegiada do turismo como vocação econômica e de alcance internacional do município. A hospitalidade demonstrada pelos friburguenses foi o ponto forte observado pelos visitantes, confirmando que a cidade tem todas as condições de manter o setor em permanente atividade. E expandir.

A CADA DIA, o turismo no município ganha novos aditivos e o fortalecimento da atividade conquista a sua maturidade. O que há alguns anos seria impossível – a integração entre o poder público e a iniciativa privada -, hoje se vê o contrário. Determinado a expandir a política de turismo no município, que tenha no poder público um grande parceiro, o prefeito Heródoto leva o seu objetivo como uma prioridade de governo e vem realizando diversos melhoramentos na cidade, que beneficiam os friburguenses e turistas indistintamente.

COM A proximidade das festas de fim de ano, as férias escolares e o verão, o turismo em Nova Friburgo também produz efeitos positivos para a economia do município, estimulando o turismo e, com isso, fazendo girar os negócios no comércio e na rede de serviços. Embora os céticos traduzam historicamente o verão como de baixa temporada para o turismo no município, na prática não é o que ocorre.

PROVA disso tem sido a movimentação de turistas na cidade não apenas nos finais de semana, garantindo uma boa ocupação da rede hoteleira e no consumo dos demais serviços. A cidade é do inverno, mas, também, é do verão.

OS FINAIS de semana prolongados também proporcionam fontes de renda para o setor. Fugindo do calor excessivo e, em muitos casos, da falta de estrutura das cidades praianas, o turista corre para o ecoturismo e o descanso, o quer fazem de Nova Friburgo um destino com qualidade de vida, sem poluição e muita natureza. Trata-se, pois, de um cenário cada vez mais valorizado e que deve continuar recebendo a atenção dedicada e vontade política do governo para beneficiar ainda mais a atividade.

PARA os friburguenses, o que ficou da visita dos suíços foi a certeza de que o município é um paradeiro turístico inequívoco e que pode expandir os seus serviços muito mais. Incentivos fiscais, formação profissional e apoio financeiro para reformas e ampliação da rede hoteleira, por exemplo, são medidas que fortalecem o setor, beneficiando uma importante fatia da economia municipal.

MAS É de se ressaltar ainda a hospitalidade friburguense, inúmeras vezes demonstrada, quer em grandes eventos, quer no dia a dia de suas atividades, e é um ingrediente que torna Nova Friburgo uma cidade tão visitada ao longo dos anos. Motivo de orgulho para todos nós. O turismo só tem a ganhar com a virtude de sermos bons anfitriões.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade