Na noite do último dia 15 de outubro, Dia do Professor, o Rotary Club de Nova Friburgo prestou merecida homenagem à professora e atual secretária Municipal de Educação Ledir Ferreira Porto. A homenageada estava acompanhada de sua equipe formada pelas educadoras Eliane Abi Ramia, gestora do Ensino Fundamental, Maria de Fátima Carestiato da Silva, Projetos Especiais, além da equipe do Seap - Serviço de Estudo e Atendimento Psicopedagógico: Maristela Monteiro Torres, Andrea Amador Storck Silva, Leila Mara Pinel, Márcia de Almeida e Márcia Marconi.
Emocionada, Ledir proferiu memorável discurso em favor do resgate do valor do profissional de educação. Segundo a secretária, o sistema público de ensino há décadas vem negligenciando quanto à capacitação do professor, o que o atual governo municipal vem buscando reverter com o plano de cargos e salários e a municipalização do Ciep Licínio Teixeira, para a criação de um centro de capacitação de professores, dentre outras iniciativas.
Para Ledir Porto, o valor do professor está na capacidade de transcender ao aspecto pedagógico para atingir a realidade da vida do educando, da família e da comunidade, características que a homenageada disse ter encontrado em toda a sua brilhante e generosa equipe.
A pedagoga Maristela Torres apresentou aos rotarianos o cuidadoso trabalho que o Serviço de Estudo e Atendimento Psicopedagógico vem fazendo com os alunos da rede municipal de ensino. Segundo Maristela, o objetivo da SME é identificar as vulnerabilidades dos alunos com dificuldades de aprendizagem e dar a eles as condições que propiciem a superação.
O Rotary Club de Nova Friburgo não poderia deixar de reverenciar a educadora Maria de Fátima Carestiato da Silva, que vem dedicando extraordinário apoio ao projeto rotário De Olho No Futuro. Fundamental na triagem dos alunos direcionados para exame oftalmológico, o trabalho de Maria de Fátima contribui de forma capital para o sucesso do projeto, o que ensejou o reconhecimento à dedicada professora.
O rotariano Maurício Brawne, oftalmologista voluntário do projeto, sugeriu à secretária Ledir que os professores sejam capacitados para aferir periodicamente a acuidade visual dos alunos, de modo que sejam encaminhadas para exame médico. Segundo Maurício, o diagnóstico precoce pode evitar inúmeras complicações, podendo ser determinante para a cura de doenças da visão.
Também usaram da palavra João Hélio Rocha, sugerindo alterações nas regras de concessão das bolsas governamentais, com o objetivo de estimular a alfabetização de adultos, seguido por Bruno Feder Mayer, que reafirmou o compromisso da Friburgo Auto Ônibus com o incentivo aos projetos educacionais do município.
Deixe o seu comentário