La Cigarra

quinta-feira, 08 de outubro de 2009
por Jornal A Voz da Serra

Mauricio Antunes Raposo

Gracias, Gracias, Mercedes Sosa! Gracias pela voz suave e franca que se ouvia em todas as vilas, aldeias e cidades do continente latinoamericano. A sua paixão em interpretar a música de seu povo se transformou numa espécie de poesia que retratava a angústia dos perseguidos políticos, das mulheres que clamavam por seus filhos, das crianças que perdiam seus pais na escuridão dos governos errantes e dos idosos que perdiam a esperança de tudo mudar. Por toda a América Espanhola e Portuguesa se reconhece a sua mão estendida aos irmãos e hermanos que nos momentos difíceis de nosso continente lutavam por justiça. O seu canto que sempre se materializava com ternura e bondade percorria a Cordilheira dos Andes denunciando as condições dos índios e seus descendentes que eram esquecidos pelas autoridades governamentais. Através de sua voz firme e determinada era possível se acreditar no sonho de uma América Latina livre, cheia de esperança e de amor, onde cada lágrima, cada suor e cada gota de sangue pudessem ser enxugados para dar espaço ao sorriso, ao abraço e ao afeto.

Um continente unido e sem fronteiras com toda a gente de mãos dadas cantando e aclamando a música Todo Cambia, quase um hino nas palavras da cantora é um enorme legado que alguém como Mercedes Sosa poderia deixar para as futuras gerações. Gracias a La Vida, se conheceu quem era La Negra de Tucumán, de cabelos longos e negros que suavizou a dor e o sofrimento do povo latinoamericano. Um beijo para a grande mulher latina que foi e sempre será eterna! Muchas Gracias! Mercedes Sosa!

* Mauricio Antunes Raposo, professor, residente à Rua Francisco Cabral, no19 – casa, bairro Cônego, em Nova Friburgo, Estado do Rio de Janeiro. O telefone é (22) 2528-2334.

O seu CPF: 013456317-40.)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade