Seminário movimenta mais uma vez os idosos no Centro de Convivência

terça-feira, 06 de outubro de 2009
por Jornal A Voz da Serra

O pessoal da terceira idade, que já havia comemorado o Dia Internacional do Idoso na manhã de quinta-feira, 1º, na Praça Dermeval Barbosa Moreira, com aulão de educação física, dança de salão, aferição da pressão arterial, teste de glicemia e lanche, voltou a se encontrar na tarde de sexta-feira, 2, no Centro de Convivência da Melhor Idade, no Suspiro, onde foi realizado o 2º Seminário Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. Cerca de 300 idosos se movimentaram novamente com dança do ventre, dança sênior, exposição de artesanato, lanche e baile com a Banda Brazão. Durante o evento também foram eleitos os representantes das entidades que passaram a integrar o Conselho Municipal do Idoso, para o período 2009/2011, já que os representantes oficiais já haviam sido determinados pelo prefeito Heródoto Bento de Mello.

O seminário no Centro de Convivência foi aberto com a composição da mesa com as seguintes autoridades: o secretário municipal de Assistência Social, Diogo Cordeiro, o coordenador do Centro de Convivência, Walter Moraes (Titiu), os vereadores Marcelo Verly e Luciano Faria, Hélio Furtado, diretor de Projetos da Secretaria Municipal de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Joandy Coelho, da OAB/NF, Mônica Navega, presidente do Conselho Municipal do Idoso, e o secretário municipal de Esportes, Frank James Fernandes. Todos discursaram abordando os direitos dos idosos, à exceção de Hélio Furtado, que iniciou as atividades falando das realizações de sua secretaria no Rio. Grupos de Cordeiro e Sumidouro também participaram do evento.

A Secretaria de Assistência Social e as atividades em prol dos idosos

O secretário de Assistência Social, Diogo Cordeiro, explicou que o seminário é realizado para desenvolvimento das políticas públicas ligadas ao idoso, espaço onde são ouvidos os questionamentos e reivindicações, como acessibilidade, gratuidade e trabalhos no Centro de Convivência, como oficinas de artesanato, pintura, dança de salão, ioga, ginástica, entre outros, muitos deles já desenvolvidos ali.

Diogo está satisfeito por ver o pessoal da terceira idade no Centro de Convivência aproveitando bem o seu tempo. Inclusive, anunciou um projeto para implantar academias com aparelhos próprios para a terceira idade, como já funciona em algumas cidades, tendo sido iniciado em Londrina. Nesta cidade do Paraná, logo no primeiro mês de funcionamento de uma dessas academias, caíram em 30% as consultas médicas e mais de 20% dos problemas de pressão alta.

O secretário de Assistência Social chamou a atenção para o fato de o Centro de Convivência estar integrado a sua secretaria. É um centro de proteção ao idoso, que tem total apoio, como também o Conselho Regional de Assistência Social (Cras), Casa de Passagem, Centro de Referência da Mulher (Crem) e Centro de Combate à Homofobia, entre outros. As comemorações pela passagem do Dia Internacional do Idoso foram realizadas em dois dias, mas as atividades do Centro de Convivência prosseguem por todo o ano, com grande participação, tendo a Secretaria de Assistência Social se esforçado para atender a todas as reivindicações. “Muita coisa já se encaminhou e tem melhorado”, garante Diogo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade