Prefeito Heródoto recebe medalha da Abramil

terça-feira, 06 de outubro de 2009
por Jornal A Voz da Serra

(SECOM) - A Academia Brasileira de Medalhística Militar (Abramil), representada por Walter de Souza, membro da Associação dos Veteranos Fuzileiros e da própria Abramil, realizou cerimônia no Salão Azul da Prefeitura na manhã desta quarta-feira, 30 de setembro, para agraciar com medalha e diploma o prefeito do município, Heródoto Bento de Mello, por sua virtude patriótica e méritos profissionais, em função de suas atividades públicas e administrativas.

Acompanhando o prefeito, vários secretários municipais participaram da cerimônia e foram representados à mesa oficial pelo secretário Geral de Governo/Gabinete, Braulio Rezende, que foi convidado a fazer a entrega da Medalha da Legião do Mérito da Força Expedicionária Brasileira (FEB) ao prefeito Heródoto pela Associação dos Ex-Combatentes do Brasil. Uma breve biografia destacando a trajetória do prefeito e engenheiro Heródoto, foi lida sob o título O sonho não acabou. Segundo o texto mencionado: “Engenheiro civil, em 1964 foi prefeito de Nova Friburgo pela primeira vez. Vereador, deputado estadual e presidente do Departamento de Estradas de Rodagem (DER). Entre 1983 e 1988, foi novamente prefeito, mudou o trânsito da cidade e implantou a estação de integração urbano rural. Em 2008, aos 83 anos, foi eleito novamente prefeito de Nova Friburgo, um exemplo para qualquer pessoa não desistir nunca de seus sonhos”.

O ex-vereador e atual secretário Especial de Ação Integrada dos bairros de Cônego e Cascatinha, Denilson Breder, também foi agraciado, durante a mesma cerimônia, com medalha de Mérito Ambiental pelo Comando da Brigada Ambiental de Itaperuna. O terceiro e último agraciado da manhã foi o comandante Ivo José Dutra da Costa Pinto, do Sanatório Naval de Nova Friburgo, que recebeu medalha de Tributo Naval da Federação pela Associação dos Oficiais da Marinha (Assom). Bacharel em Ciências Navais e friburguense, o comandante Dutra esteve recentemente dirigindo a Casa do Velho Marinheiro, o hotel de passagem daquela organização militar em Nova Friburgo e ano que vem assumirá como vice-diretor do SNNF.

 

Acervo de 400 peças e 150 maquetes

 A Associação Mar na Serra, com sede a rua Rosa Pinheiro, 197-loja 03, no Prado, Nova Friburgo, esteve representada na cerimônia por seu presidente, Marco Cardinot, acompanhado do vice-presidente, Ronald Botelho Jr, os mais novos membros da Associação dos Veteranos Fuzileiros, segundo Walter de Souza. Marco e Ronald aproveitaram para entregar ao prefeito projeto para a criação de um museu náutico no município. Ambos são proprietários de 400 peças e 150 maquetes, que contam a história da Marinha no Brasil.

Ao olhar fotos das peças e das maquetes, o prefeito logo quis saber se aquele acervo, realmente existia em Nova Friburgo. Ante a confirmação de Marco, o prefeito Heródoto mostrou-se muito satisfeito e se colocou à disposição para apoiar o projeto. De imediato, consultou secretários e assessores para saber em que espaço poderia ser instalado o museu. Ao secretário de Comunicação Social, Girlan Guilland, determinou que procurasse agregar a proposta ao Centenário do Sanatório Naval de Nova Friburgo, que ocorrerá em junho do ano que vem e, no mesmo instante, falou sobre o assunto com o comandante Ivo Dutra.

Entusiasmado, em seu pronunciamento, o prefeito voltou a falar sobre o museu, insistindo que poderá vir a ser uma das grandes homenagens aos 100 anos do Sanatório Naval. E acrescentou: “Minha ocupação é fazer ressurgir nossas tradições e histórias. Tem gente querendo colaborar. É o caso do Marco, que me apresentou o projeto do Museu Naval em Nova Friburgo. Queremos heróis que vivam pela pátria e não heróis mortos; que trabalhem dia a dia, mesmo escondidos, por amor a seu país. Convido a todos a serem heróis anônimos!”, comentou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade