Durante dez dias, a Praça Dermeval Barbosa Moreira esteve repleta de desportistas e torcedores de vários bairros de Nova Friburgo. Isto porque, o Mexa-se, promovido pelo Instituto Amigos do Esporte, reuniu diversas modalidades esportivas, dança de salão, artes marciais e muito mais. O projeto alcançou os objetivos desejados pelos organizadores do evento.
Para tamanho sucesso o apoio da Prefeitura de Nova Friburgo foi decisivo, contribuindo na totalidade do evento, para que tudo acontecesse a contento. A municipalidade garantiu apoio logístico, material, equipamento e mão de obra, já que em todo o evento os funcionários da Secretaria Municipal de Esportes estiveram trabalhando para que tudo ocorresse dentro do planejado. Além disso, o secretário municipal de Esportes, Frank James Fernandes, e o subsecretário Rui Silva estiveram pessoalmente acompanhando toda a movimentação. Levando-se em conta que o Mexa-se realizou esportes pela manhã, à tarde e à noite, foram mais de 120 horas de atividades ininterruptas. “Foram dez dias de muito esporte e lazer e a Prefeitura esteve dia a dia acompanhando todo o desenrolar do evento. Nós estivemos nessa parceria com toda a nossa equipe, equipamento e apoio moral em todos os momentos do evento. E é importante frisar que a Secretaria Municipal de Esportes estará sempre apoiando todos os eventos da cidade”, disse o secretário Frank James Fernandes.
Nova Friburgo perde Olimpíadas Escolares
Finalmente o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) definiu as cidades-sedes das Olimpíadas Escolares Brasileiras em 2010. Fortaleza, capital do Ceará, será a sede da categoria até 14 anos e Goiânia da categoria de 15 a 17 anos. A primeira, de 10 a 19 de setembro, e a segunda, de 3 a 12 de dezembro. A professora Irene Blanck Drischel, uma das incentivadoras da ideia na cidade, recebeu comunicado do professor Edgar Hubner, diretor das Olimpíadas Escolares, que disse o seguinte: “Realizamos visitas de inspeção durante todo o primeiro semestre de 2009. As cidades candidatas responderam o caderno de encargos, apresentaram seus projetos e o COB avaliou cada uma das concorrentes, obedecendo a critérios rígidos. Agradecemos às cidades que participaram do processo: Fortaleza (CE), Goiânia (GO), João Pessoa (PB), Maringá (PR), Nova Friburgo (RJ) e Poços de Caldas (MG) estão de parabéns pela iniciativa de receber as Olimpíadas Escolares. O número de cidades que se candidataram confirma a importância consolidada do evento. Isso é uma inspiração para continuarmos trabalhando e aperfeiçoando o projeto”.
A VOZ DA SERRA já havia antecipado com exclusividade a derrota de Nova Friburgo nesse processo, principalmente porque, apesar de os integrantes do COB não divulgarem oficialmente, nossa cidade esbarrou no quesito rede hoteleira, pois na reunião realizada com representantes deste setor não houve interesse da classe e uma fonte ligada ao COB informou que a equipe deixou Nova Friburgo decepcionada com a recepção dos hoteleiros ao projeto.
Se para Fortaleza e Goiânia a escolha é uma vitória, para Nova Friburgo é uma grande derrota, porque o empenho do governo municipal foi além das possibilidades do prefeito Heródoto Bento de Mello e do secretário Municipal de Esportes, Frank James Fernandes, principalmente no que se refere à adequação de espaços, construção de praças esportivas e cumprimento de todas as regras solicitadas pelo COB.
O estado do Rio de Janeiro, sede do COB, nunca venceu a escolha para sediar uma competição deste nível. “E por que será que as Olimpíadas Escolares Brasileiras e Universitárias nunca aconteceram no estado do Rio, sede do COB?”, pergunta a professora Irene Drischel.
Deixe o seu comentário