Gama reverencia amanhã os que fazem por Nova Friburgo

sexta-feira, 02 de outubro de 2009
por Jornal A Voz da Serra

Quem já fez muito e os que atualmente contribuem em suas áreas de atividade pelo crescimento de Nova Friburgo merecem ser reconhecidos por isso. E o Grupo de Arte, Movimento e Ação (Gama) não deixará todo o empenho dessas pessoas, friburguenses ou não, passar em branco. Amanhã, 3, cerca de cem colaboradores do progresso artístico, cultural, econômico, empresarial, gastronômico, político, médico, profissionais liberais, de comunicação, enfim, amigos de Nova Friburgo serão condecorados com os títulos de Pleno cidadão destas terras de Dom João VI, em solenidade performática e descontraída por muitas intervenções culturais e artísticas no Teatro Municipal de Nova Friburgo, a partir das 19h. As homenagens acontecerão durante o evento denominado “Porque, de amor, para entender, é preciso amar” (de Dorival Caymmi).

As honrarias aos valores friburguenses serão concedidas pelo Gama e Secretaria Municipal de Cultura. Os diplomas contam com a assinatura do presidente do Gama, Chico Figueiredo; do fundador do grupo, Júlio Cezar Seabra Cavalcanti, o Jaburu, e do presidente de artes visuais do Gama, Felga de Moraes, e destacam ainda os nomes de grandes personalidades que muito fizeram e fazem pelo município serrano, entre eles, o patrono de A VOZ DA SERRA, Américo Ventura (in memoriam), que fundou o jornal há 64 anos, e a editora Angela Pedretti, além do escritor, jornalista e articulista de O Globo, Zuenir Ventura, e muitas personalidades que deixaram invejáveis legados ao município, como Ariosto Bento de Mello, Feliciano Costa, Amâncio Mário de Azevedo, Dermeval Barbosa Moreira, Barão de Nova Friburgo, Galdino do Valle Filho, Alberto da Veiga Guignard, Jorge Saade, Alberto Braune, além de muitas forças presentes atualmente no dia a dia do município.

Nos diplomas o Gama destaca também as mais recentes e futuras realizações do grupo, como as construções dos monumentos a Galdino do Valle Filho (criador do Dia da Criança), Alberto da Veiga Guignard (artista plástico friburguense de fama internacional) e dom João VI, que criou Nova Friburgo por decreto real, sem contar as próximas realizações, como a entrega dos troféus Benito di Paula (cantor e compositor friburguense) e o poeta Júlio Salusse, autor do famoso Os cisnes.

A solenidade de entrega dos diplomas amanhã contará ainda com muitas e diversificadas atrações artísticas e culturais, como Cláudio Nucci, Teleco Ventura, Giovanni Bizzotto, Chico Figueiredo, June Mastrângelo, Léo Abelha, Dalmo Latini, Irapuan Guimarães, Beto Grilo, Ballet Bibiana de Sá, entre outros talentos da terra. “Queremos transformar este evento numa verdadeira manifestação de arte. Não haverá a sisudez característica dos eventos tradicionais de homenagens. Em meio aos convidados acontecerão diversas intervenções artísticas no teatro, com palhaços, pernas de pau e muitas surpresas”, adianta Jaburu.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade