Fórum reúne Secretários de Agricultura e Meio Ambiente

quinta-feira, 01 de outubro de 2009
por Jornal A Voz da Serra

(SECOM) - Durante o Fórum Permanente de secretários municipais de Agricultura e de Meio Ambiente da Região Serrana, realizado nesta segunda-feira, 28, no Salão Azul da Prefeitura de Nova Friburgo, o superintendente estadual de Desenvolvimento Sustentável, Nelson Teixeira, apresentou o programa Rio Rural, que tem por objetivo promover o desenvolvimento sustentável do setor agropecuário fluminense.

Nelson Teixeira ressaltou que o sucesso na implantação e sustentabilidade do projeto de microbacias depende da parceria com as prefeituras, lembrando que a participação e conhecimento dos técnicos e gestores das secretarias municipais de Agricultura são primordiais para agilizar as ações e implementá-las de forma mais eficiente.

Entre as ações que permitem trazer ganhos às principais cadeias produtivas, ele citou o manejo da irrigação, o saneamento rural com a construção de fossas biogestoras e a eliminação do uso de adubos químicos (agrotóxicos), além de outras práticas com enfoque na sustentabilidade. O superintendente estadual de Desenvolvimento Sustentável disse que existe ainda a preocupação com a geração de renda para o agricultor: “Produtor no vermelho não protege o verde, muito menos o azul”, completou.

Além do secretário de Agricultura de Nova Friburgo, Roberto Wermelinger, participaram do encontro os secretários de Agricultura e de Meio Ambiente de Santa Maria Madalena, Carlos Magno Vaz Vahia e Paulo Roberto de Araújo Silva, respectivamente, o secretário de Meio Ambiente de Bom Jardim, Jackson Vogas de Aguiar, o secretário de Agricultura de Teresópolis, Fernando Luís Mendes, e representando o município de Petrópolis, Leonardo Favem.

Utilizando a microbacia como estratégia para o aumento da produtividade com a conservação de nascentes, o Rio Rural conta com US$ 79 milhões em recursos do governo do estado e do Banco Mundial (Bird) para a promoção do desenvolvimento sustentável em 270 microbacias hidrográficas de todas as regiões fluminenses. A verba será investida na melhoria dos processos de produção agrícola familiar, saneamento rural, recuperação de estradas vicinais e convivência harmônica com o meio ambiente.

Segundo a Superintendência de Desenvolvimento Sustentável da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento do Estado do Rio de Janeiro, o trabalho em microbacias contribuirá para a melhoria da oferta de água de boa qualidade, por meio da adoção de práticas conservacionistas pelo agricultor familiar.

Em Nova Friburgo, serão contempladas quatro microbacias, escolhidas de acordo com os seguintes critérios: biodiversidade (se possuem remanescentes da vegetação primitiva), água para abastecimento público (áreas urbanas abastecidas por suas águas), organização comunitária (maior número de associações de produtores locais) e concentração de agricultores familiares (pelo menos 40 famílias). A seleção será feita no próximo dia 5 de outubro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade