Quem aprecia arte e se encanta com as cores vivas dos trabalhos de Luiz Murce, que mescla a riqueza da natureza brasileira com o folclore e o costume de várias tribos deste imenso e diversificado país, tem só até hoje, 1º, para conferir mais uma mostra do artista no Centro de Arte (Praça Getúlio Vargas 71, Centro), com entrada franca. Na coletânea Murce reúne dezenas de obras multicoloridas que impressionam pelo realismo e expressividade, duas características marcantes do carioca de 52 anos que escolheu Nova Friburgo para viver, se apaixonou e nem pensa em deixar mais a serra encantadora. Sorte nossa!
Aliás, acasos fazem parte da vida do artista autodidata. Seu talento artístico se avivou ainda na adolescência, quando ele se divertia na escola fazendo caricaturas de professores e colegas, até que o namoro com uma aluna de pintura o motivou a incrementar-se no negócio. E deu certo! Posteriormente Murce passou a confeccionar maquetes para a Petrobras, com réplicas de projetos da estatal e a paixão pelas artes plásticas tomou conta e ele não parou mais. Em 1999 ele fez sua primeira exposição no Clube Militar do Rio de Janeiro e faturou sua primeira premiação com o Forró do Boi-bumbá.
Mesmo sem nunca ter feito qualquer curso, Luiz Murce foi avaliado na época pela curadora Vera Figueiredo, que o definiu como “autor de arte única”. Sempre bem-humorado e descontraído, Murce se vangloria por ter sempre inspiração para criar novas obras. Adepto do estilo naif, que é a tradução do simples sem seguir à risca qualquer regra, ele investe agora na reprodução de suas obras na internet. As réplicas servem para decorar objetos como caixinhas, ímãs de geladeira e marcadores de texto, que chamam a atenção pelo inusitado. Muito mais sobre Luiz Murce pode ser conhecido na página da internet (www.saopedrodaserra.tur.br). Confira e viaje na arte multicolorida de Murce.
Deixe o seu comentário