Passeata de estudantes encerra Semana Nacional do Trânsito

terça-feira, 29 de setembro de 2009
por Jornal A Voz da Serra
Passeata de estudantes encerra Semana Nacional do Trânsito
Passeata de estudantes encerra Semana Nacional do Trânsito

A Semana Nacional do Trânsito foi encerrada em Nova Friburgo com passeata de estudantes da rede municipal de ensino sexta-feira, 25, que saiu da Praça Dermeval Barbosa Moreira e seguiu pela Avenida Alberto Braune, até a Prefeitura. Empunhando faixas e cartazes com mensagens aos motoristas (que também eram divulgadas através de um carro de som), os estudantes foram seguidos pelo diretor superintende da Autran, Hudson Aguiar, e pelo secretário de Esportes, Frank James Fernandes, entre outros membros do governo municipal. Os alunos distribuíram fôlderes, canetas e adesivos alusivos à Semana Nacional do Trânsito durante o trajeto da passeata. O diretor da Autran julgou os eventos da Semana Nacional do Trânsito em Nova Friburgo positivos. Para o sucesso do evento destacou as parcerias, como de A VOZ DA SERRA, e da secretaria municipal de Educação, na pessoa da titular Ledir Porto, todo o secretariado e do prefeito Heródoto Bento de Mello.

A campanha foi iniciada no dia 18, na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), quando foi apresentado o kit com orientações sobre o trânsito às crianças, pais e motoristas em geral. Na ocasião foi nomeado o superintendente mirim e mais 19 agentes mirins do trânsito. Nos demais dias se seguiram outras ações, como o Domingo sem Carro, passeio ciclístico e a minicidade do trânsito, cuja garotada, que participou com suas bicicletas e velocípedes, ganhou elogios do superintendente. As crianças foram orientadas pela equipe da Autran e foi justamente a educação no trânsito que mereceu destaque de Hudson. “A partir do momento que você abre mão de seus direitos no trânsito e alivia uma colisão, um choque e evita bate-boca, a gente está mostrando que o coração está aberto e que as coisas acontecem de forma inesperada, e não por vontade nossa. Isso faz com que o bom exemplo chegue ao coração do outro”, frisou Hudson.

O superintendente lamentou que sejam registradas 45 mil mortes anuais no trânsito brasileiro, uma verdadeira guerra. Para ele, a campanha desenvolvida em Nova Friburgo é uma pequena semente, um grão de areia, mas alguém precisa fazer alguma coisa, e a Prefeitura de Nova Friburgo deu o exemplo, com total apoio do prefeito Heródoto Bento de Mello e seu secretariado.

A campanha na cidade teve foco especial nas crianças. Segundo Hudson, já há lei que determina o ensino de educação no trânsito nas escolas. Por isso a secretária de Educação, Ledir Porto, já providenciou a capacitação de professoras municipais e esta disciplina será incluída nas escolas.

O superintendente da Autran também se mostra satisfeito ao ver motoristas parando na faixa para o pedestre atravessar. Isto mostra que a população friburguense está consciente e tem feito sua parte, embora ainda haja outras pessoas que não conseguem aceitar. “Essas pessoas precisam se conscientizar, abrir seu coração e entender que elas estão prestando um serviço ao próximo”, frisou.

Hudson Miranda lembrou ainda as blitzes educativas feitas nos bairros, com muita participação das crianças da rede municipal de ensino e também da Universidade Candido Mendes, pelo que agradece. “Eu tenho que agradecer muito à iniciativa privada, sem a qual não teríamos feito nada. A união de esforços resultou numa boa campanha”, finalizou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade