Prefeito diz na abertura da conferência que “a cultura é a semente de toda a sociedade”

terça-feira, 29 de setembro de 2009
por Jornal A Voz da Serra

(SECOM) - A 2ª Conferência Municipal de Cultura de Nova Friburgo foi realizada no último fim de semana (sábado, 26, e domingo, 27), no Teatro Municipal, na Praça do Suspiro. A solenidade de abertura, na manhã de sábado, contou com as presenças do prefeito Heródoto Bento de Mello, acompanhado dos secretários Geral de Governo e Gabinete, Braulio Rezende, e de Cultura, Roosevelt Concy; da subsecretária de Estado de Cultura, Olga Campista; da chefe da Divisão de Políticas da Regional do Ministério da Cultura, no Rio de Janeiro, Ana Lúcia Pardo; da gerente regional do Sebrae/RJ, Fernanda Gripp, e Beto Grillo, vice-presidente do Conselho Municipal de Cultura, que compuseram a mesa da cerimônia de abertura.

Uma rápida apresentação da cantora Aylla Freire e do pianista Philip Gutwein, enquanto se aguardava o início da solenidade, foi ainda revestida de mais sucesso, quando interpretaram, respectivamente, os hinos Nacional e de Nova Friburgo. Antes mesmo de compor a mesa, o palhaço Girassol, interpretado pelo artista Patrick Nogueira, tomou conta do palco e descontraiu o público com sua performance, incentivando todos a participar das brincadeiras.

Como havia muito trabalho durante os dois dias de conferência, as autoridades foram breves em suas falas. O prefeito Heródoto provocou um momento de reflexão: “A cultura é a semente de toda a sociedade e todas as suas áreas partem dessa semente fundamental. Sou engenheiro e sei que só se realiza uma obra se a cultura do povo assim desejar. Cultura é muito mais do que as artes; é formação íntima. E trabalhar para isso é fundamental. A cultura é encontrada nas pessoas mais simples e nem sempre nas mais bem posicionadas. A cultura é a nossa vida”.

O secretário de Cultura do município, Roosevelt Concy, iniciou seu pronunciamento destacando um dos artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, que se refere ao direito que todos têm à cultura. “O prefeito Heródoto disse, assim que assumiu o governo, que as prioridades seriam, além da saúde, educação e obras, o meio ambiente, a cultura e o turismo. E estamos efetivamente começando nosso processo de gestão cultural, com o apoio de técnicos do Sebrae, que vêm nos orientando quanto à direção. Nova Friburgo, com seus 191 anos, tem na sua história e no seu povo a sua cultura”, enfatizou o secretário.

Economia da Cultura

O jovem artista Beto Grilo, que representou o Conselho Municipal de Cultura, agradeceu o trabalho de todos que nos últimos anos se empenharam em prol do desenvolvimento do setor para que Nova Friburgo possa estar inserida definitivamente no Sistema Nacional de Cultura. “Aproveito a oportunidade para lembrar e pedir às autoridades que olhem para a cultura pelo que ela representa enquanto setor com potencial produtivo”, discursou Beto, referindo-se a uma situação que os especialistas vêm chamando de economia da cultura. Aproveitou ainda para agradecer a parceria do Sebrae e citar a presença da ex-secretária municipal de Cultura e presidente da Comissão Estadual de Gestores de Cultura (Comcultura/RJ), Maria Amélia Curvello.

Representando o Sebrae na cidade, Fernanda Gripp se mostrou satisfeita com o momento cultural que a cidade vem vivendo. “Volto a dizer que cultura é um setor produtivo e gerador de Produto Interno Bruto (PIB). Quem trabalha com cultura precisa ganhar dinheiro com ela, independente de ser produtor, ator, cantor, artista. Sairemos dessa conferência com um documento e metas e precisaremos andar com ele embaixo do braço para conseguirmos parceiros e soluções”, frisou.

Antes do prefeito se retirar para outros compromissos, as representantes do Ministério da Cultura e da Secretaria de Estado de Cultura dirigiram-se a Heródoto parabenizando-o pela cultura estar na centralidade de seu governo. “Aqui estamos firmando um pacto federativo, cada um fazendo a sua parte. Mais de 50 municípios do Estado do Rio de Janeiro estão promovendo suas conferências. É uma revolução silenciosa construindo o projeto de país que queremos”, disse Ana Lúcia, seguida de Olga, que acrescentou: “Estamos trabalhando para o nosso Plano Estadual de Cultura”.

As representantes dos governos estadual e federal permaneceram no teatro para proferirem palestras logo após a explanação do secretário municipal Roosevelt Concy sobre o atual funcionamento de sua Secretaria. A 2ª Conferência Municipal de Cultura, além de escolher os delegados que representarão o município na etapa estadual, finalizará o Plano Municipal de Cultura que será entregue em breve à Câmara Municipal.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade