(SECOM) - A Prefeitura de Nova Friburgo, através do Departamento de Saúde Coletiva da Fundação Municipal de Saúde (FMS), promoveu a 1ª Conferência Regional de Saúde Ambiental Serrana. O encontro, aberto ao público, aconteceu no último sábado, 26, no salão do Hotel Dominguez Plaza, na praça do Suspiro, e contou com a participação de cerca de 15 municípios, tendo o objetivo de discutir propostas de políticas públicas que amenizem os impactos ambientais causados pela ação humana.
O prefeito Heródoto Bento de Mello, que presidiu a Conferência e ainda abriu os demais eventos homônimos de Educação e Cultura no mesmo dia, levantou o assunto recorrente em seus discursos durante este início de mandato: o desenvolvimento sustentável de Nova Friburgo e a sua transformação em município-parque.
“O meio ambiente é um ser vivo complexo e que corre perigo. Medidas drásticas devem ser tomadas para que nossa natureza sobreviva. Nosso município é constituído de 85% de área verde preservada e vamos lutar para que isto continue assim. O conceito de município-parque faz parte de um amplo movimento que visa à manutenção de nossos rios, matas e animais, ressaltou o prefeito”.
Seguindo a mesma linha de proteção aos recursos naturais e à vida humana, o secretário de Saúde, Ostwald Dantas dos Santos Filho, abordou o delicado envolvimento entre a ação do homem e a preservação ambiental.
“A convivência entre homem e natureza faz parte de um equilíbrio natural no qual todos estamos envolvidos. A harmonia entre ambos depende de uma atitude pró-ativa em relação ao meio ambiente e esta Conferência já é um grande passo para que esse entendimento chegue à sociedade. Precisamos pensar globalmente e agir localmente, avaliou o médico Ostwald.
Debates engajados marcaram Conferência
Durante a 1ª Conferência Regional de Saúde Ambiental da Região Serrana, convocada pelo Decreto nº.1735, de agosto de 2009, foram amplamente discutidos os seguintes eixos temáticos: o desenvolvimento e sustentabilidade socioambiental no campo, na cidade e na floresta; produção, ambiente e saúde: desafios dos processos de produção e consumo nos territórios; democracia, educação, saúde e ambiente: políticas para construção de territórios sustentáveis.
Os debates seguiram durante todo o sábado, com representantes de diversos órgãos de proteção ambiental, como Ibama, Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Agenda 21, além de líderes de 15 municípios, como o prefeito de Bom Jardim, Affonso Monnerat, que também é presidente do Consórcio Serrano, que compôs a mesa ao lado do chefe do executivo friburguense.
“Resgatar o sentimento de amor e preservação é, talvez, o maior desafio do nosso século. Temos que nos unir em prol da perpetuação de todas as espécies e deixarmos de lado um pouco a satisfação própria para pensarmos no que está em volta”, resumiu o prefeito Affonso.
As cidades participantes da Conferência Regional foram: Bom Jardim, Duas Barras, Petrópolis, Teresópolis, Guapimirim, Cordeiro, Cantagalo, São Sebastião do Alto, Sumidouro, Carmo, Cachoeiras de Macacu, Macuco,Nova Friburgo, Santa Maria Madalena, São José do Vale do Rio Preto e Trajano de Morais.
Deixe o seu comentário