O diretor do programa Pró-Leitura de Nova Friburgo (leia-se Biblioteca Municipal), Álvaro Ottoni de Menezes, criador da Pedagogia do Afeto e do Olhar, acaba de voltar de Cataguazes, em Minas Gerais, onde viveu uma das maiores emoções de sua vida. Foi homenageado pelo projeto ‘Escrevendo com o Escritor’, que tem por objetivo incentivar a leitura e a escrita entre crianças e jovens, à ida ao teatro e a inclusão digital. O projeto, bancado pelo Instituto Franca de Souza, da Companhia Industrial Cataguazes, representa uma oportunidade excepcional de aproximar os pequenos leitores dos autores.
Tudo funciona da seguinte maneira: os alunos das escolas públicas de Cataguazes que querem participar se preparam com antecedência para receber os escritores selecionados - dois por ano -, lendo seus livros, conhecendo sua biografia e organizando atividades para homenageá-los. Paralelamente, mantêm um blog junto com o escritor, onde escrevem, ilustram histórias e poesias, além de trocarem ideias com ele e entre si através de comentários no blog. Em outras palavras, os participantes escrevem e ilustram um texto original junto com o autor selecionado. Este começa a história, dá o pontapé inicial, elas desenvolvem a trama e o autor finaliza. “Trata-se de um livro escrito a mais de duas mil mãos”, sintetiza Álvaro Ottoni.
Depois de meses de relacionamento on-line e através de livros, as crianças finalmente se encontraram ao vivo e em cores com o escritor. Nem é preciso dizer da empolgação e do entusiasmo que cercaram esse encontro. Foram três dias de animados bate-papos, com lançamentos de livros, autógrafos em profusão, mais de mil crianças no teatro pela manhã e à tarde.
Na ocasião também foi apresentada uma peça teatral inspirada no livro A árvore que fugiu do quintal, de Ottoni, produzida pelo grupo GPTo - Teatro de Bonecos. “Ficou belíssima”, declarou o escritor.
Nova Friburgo bem que merecia ter um projeto semelhante. Com a palavra, possíveis apoiadores, empresários que acreditam na cultura e na educação, fazendo questão de valorizá-la. No blog http://escrevendocomescritor. blogspot.com há mais informações sobre o projeto.
Deixe o seu comentário