Nova Friburgo se tornou cidade coirmã de Quito, na Província do Bié, em Angola, na última semana, após projeto de lei do vereador Edson Flávio ter sido aprovado na Câmara. A aliança com a cidade angolana permitirá a difusão de vários intercâmbios entre friburguenses e angolanos. A primeira parceria será com a Universidade Candido Mendes, que receberá em breve cinco jovens de Quito. Eles farão cursos superiores de Direito, Música, Administração, Ciências Contábeis e Pedagogia. Outros dez jovens angolanos terão a oportunidade de se especializarem como técnicos agrícolas no Instituto Bélgica-Nova Friburgo (Ibelga), no distrito de Campo do Coelho.
A confirmação oficial da relação de amizade entre Nova Friburgo e Quito foi testemunhada na Câmara dos Vereadores por dois representantes de Quito: o diretor de gabinete jurídico do governo da Província do Bié, advogado Carlos Januário de Souza, e o assessor e consultor de marketing, Elder Ribeiro. Na ocasião, Carlos Januário destacou as inúmeras carências da Província do Bié nas áreas de economia, educação e cultura. “Apesar de possuir uma bacia hidrográfica com oito rios, a Província sequer tem um gerador e distribuidor de energia. Faltam indústrias e tecnologia na área agrícola, única fonte de subsistência local”, exemplificou.
O vereador Edson Flávio lembrou ainda que a relação de Nova Friburgo com Quito teve início no primeiro semestre deste ano, com a doação de 800 livros para a formação de uma biblioteca pública na Província do Bié. Recentemente o prefeito Heródoto Bento de Mello recebeu em Nova Friburgo, em visita de cortesia, a governadora da Província do Bié.
Deixe o seu comentário