Alimentação de alta vitalidade é tema de palestra na biblioteca

sexta-feira, 25 de setembro de 2009
por Jornal A Voz da Serra

Nesta sexta-feira, 25, às 19h, Clarissa Taguchi Martins estará na Biblioteca Pública Municipal proferindo palestra sobre Alimentação de alta vitalidade. O tema pode parecer estranho, mas tem tudo a ver com a proposta do diretor do Pró-Leitura, Álvaro Ottoni de Menezes, de transformar o local numa biblioteca viva e não apenas um lugar cheio de livros.

“A Clarissa é poderosa, é um nome conceituado demais”, disse Álvaro a respeito da especialista, que falará sobre um tema de grande importância para todos os que se preocupam com a saúde. “Nunca, em nenhum momento de nossa história, nos alimentamos de maneira tão inadequada no que se refere ao estado dos alimentos”, declarou Clarissa em artigo recente apresentando sua palestra.

Segundo ela, a poluição e os maus hábitos alimentares estão levando o ser humano a perder sua vitalidade, intoxicando seu organismo e expondo-se a substâncias que vão se acumulando e que podem causar diversas patologias, além de diminuir a capacidade de absorção de nutrientes e de se bioregenerar.

Clarissa afirma que a capacidade inata do organismo de se bioregenerar depende, principalmente, das escolhas alimentares dos indivíduos. “É através da alimentação e da respiração que mantemos contato íntimo com o mundo externo. Ao nos alimentarmos, absorvemos o que está a nossa volta e o incorporamos ao nosso organismo, trazendo, desta forma, o externo para o interno”.

Este posicionamento filosófico e até poético em relação à alimentação foi respeitado pelas mais diversas culturas, que fazem do ato de se alimentar um ritual sagrado. De lá para cá, transformamos o ato de nos alimentar em mais um ato corriqueiro e sem valor, enchendo nossa dispensa de alimentos que contêm substâncias estimulantes, tóxicas e até carcinogênicas, mesmo quando ingeridas em pequenas quantidades. “Atualmente, nosso relacionamento com os alimentos encontra-se obscurecido, ofuscado pela propaganda das empresas alimentícias e por informações divergentes a respeito de dados nutricionais”, afirmoau.

Clarice garante que o organismo é capaz de reconhecer, identificar e metabolizar diversas substâncias, desde que as mesmas estiverem no estado adequado à nossa alimentação. Nesta palestra ela abordará justamente estes alimentos, aqueles que contêm energia vital.

A Biblioteca Pública Municipal fica na Rua Farinha Filho 50, Centro. Quem quiser entrar em contato com Clarissa Taguchi basta enviar e-mail para clarissatag@gmail.com.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade