Um Direito novo para um novo tempo

quinta-feira, 24 de setembro de 2009
por Jornal A Voz da Serra
Um Direito novo para um novo tempo
Um Direito novo para um novo tempo

Dara Bandeira (aluna do 2° período de Jornalismo da Universidade Candido Mendes)

O auditório do Sesc de Nova Friburgo ficou lotado na manhã do último sábado, dia 19, durante a palestra do desembargador e professor titular da Universidade Candido Mendes, Sylvio Capanema. Com a temática Um direito novo para um tempo novo, o jurista conclamou a plateia a se engajar mais na luta por uma sociedade melhor e destacou a importância do Direito na defesa da cidadania e dos direitos humanos.

A palestra do jurista foi promovida pela Universidade Candido Mendes, campus Friburgo, em comemoração ao convênio que a centenária instituição de ensino firmou com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para a realização de cursos preparatórios para o exame de Ordem e de prática forense, com sistema de módulos que permitem ao aluno continuar a estudar após os cursos para obter titulação de pós-graduação lato sensu.

Sylvio, que leciona há 43 anos ininterruptos na Candido Mendes, falou sobre as mudanças na Constituição ao longo das décadas. Ele explicou aos alunos e advogados que lotavam o auditório a importância da educação permanente, afirmando  que, em todo o seu tempo de atuação como advogado, nunca pôde deixar de estudar.

“Sendo o direito um produto de uma sociedade em constante modificação, a profissão não permite o marasmo intelectual que se via na década de 60, quando me formei. Há sim, um direito que merece ser revisto e reformulado sempre que se fizer necessário, vê-se um campo vasto de atuação o qual merece um cuidado especial por parte daqueles que o estudam, e são, acima de tudo, amantes do que fazem”, explicou.

Capanema incentivou os ouvintes a permanecerem lutando para uma sociedade menos corrupta e por um Direito cada dia mais inspirado em princípios lógicos e fundamentais que regem o comportamento humano. Com propriedade citou alguns artigos da Constituição, respondeu às questões propostas sobre jurisprudência e constituições passadas. O desembargador comentou sobre a importância da parceria da Universidade Candido Mendes com a OAB e os benefícios que ela acarretará para a cidade de uma forma geral. Citou também sua admiração pela cidade e a forma com que o ambiente estudantil da universidade se firmou e se fez notável. 

Nacionalmente conhecido e uma grande quantidade de admiradores, Sylvio surpreendeu os ouvintes com seu carisma e com o seu amor para com a profissão. Mostrou acreditar que as próximas gerações terão um direito mais justo e eloquente, basta que todos, sem exceção, sonhem e ajam para que exista uma mudança significativa do setor.

OS CURSOS

O curso preparatório para o Exame da OAB tem previsão de início para 2 de outubro. Serão cinco meses de aulas , com encontros a cada dois fins de semana, exames simulados, prática forense e suporte online. O sistema acadêmico do curso permite que o aluno possa continuar estudando ao final do preparatório para que, com mais sete meses de aulas, obtenha o certificado de pós-graduação em direito empresarial. Já o curso de prática forense tem duração de três meses, com encontros mensais, e atividades nas áreas civil, penal e trabalhista. A previsão é de início em novembro. As inscrições podem ser feitas na Candido Mendes – Rua Professor Freeze 38. Mais informações pelo telefone (22) 2523.9932.

À frente do projeto para os cursos preparatório e de prática forense, o professor Luiz Fernando Ramos de Mello explica que a iniciativa já é sucesso em vários municípios. A Universidade Candido Mendes firmou parceria com a OAB em Niterói, São Gonçalo, municípios do Interior do Estado, em várias subseções no município do Rio, além de outros estados. As aulas serão realizadas em fins de semana, todas com professores do Rio de Janeiro com experiência em cursos desse tipo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade