A preocupação em preservar o meio ambiente, garantindo um crescimento sustentável, fez autoridades de Duas Barras solicitarem o apoio do movimento de defesa do meio ambiente, Agenda 21 Local de Nova Friburgo, para implantação no município vizinho de uma nova Agenda 21. Os integrantes do núcleo friburguense visitaram Duas Barras na última semana para oferecer colaboração no desenvolvimento de criação e estrutura para o novo núcleo e constataram alguns avanços que demonstram a preocupação dos bibarrenses com a qualidade de vida, como a instalação de um aquecedor solar feito com garrafas pet na Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
Os integrantes da Agenda 21 de Nova Friburgo explicaram, na ocasião, que a Prefeitura de Duas Barras deverá promover um levantamento de suas potencialidades e enumerá-las num documento, onde se terá uma radiografia completa do município e a identificação dos setores que mais necessitam de intervenções urgentes. A iniciativa já conta com o apoio do prefeito Antônio Carlos Pagnuzzi Araújo e do secretário de meio ambiente, Maurício Wermelinger; sua assistente, Viviane Soares e do secretário de Educação, Aílton Táboas.
Na semana passada os integrantes da Agenda 21 de Nova Friburgo fizeram uma apresentação sobre o processo de construção de um novo núcleo para as diretoras das escolas municipais de Duas Barras que, inclusive, deram o primeiro passo recentemente com a realização de atividades entre os alunos relacionadas ao meio ambiente. Paulo Roberto de Souza, da Agenda 21 Local de Nova Friburgo destacou as atividades do núcleo que integrou a câmara técnica do Conselho Municipal do Meio Ambiente e a ONG Iser, sendo também um dos responsáveis pela inclusão de Nova Friburgo no Fundo Nacional de Meio Ambiente.
Paulo Roberto de Souza lembrou ainda que foi o fundo que deu o apoio financeiro para a realização de mais de 200 reuniões em diversas comunidades friburguenses que tiveram suas demandas levantadas e discutidas algumas soluções para problemas relacionados ao meio ambiente e ao desenvolvimento sustentável do município.
Deixe o seu comentário