Nova Friburgo sedia hoje o Dia de Campo sobre Qualidade

quarta-feira, 23 de setembro de 2009
por Jornal A Voz da Serra

Alavancar a qualidade da colheita e pós-colheita da produção de morango na Região Serrana é a finalidade do Dia de Campo sobre Qualidade, que será realizado nesta quarta-feira, 23, das 13h às 18h, na Fazenda Vista Soberba (RJ-130, Estrada Nova Friburgo-Teresópolis, km 23, Conquista), contando com a participação de representantes da Embrapa Agrobiologia, Pesagro, Emater, Sebrae-RJ e de outras empresas e órgãos.

O evento, aberto a todos os produtores rurais da Região Serrana e interessados no desenvolvimento da qualidade da cultura, é uma atividade do plano de ação denominado Construção participativa de alternativas tecnológicas de colheita e pós-colheita na Região Serrana fluminense, coordenado pelo pesquisador Marcos José de Oliveira Fonseca, da Embrapa Agroindústria de Alimentos (Rio de Janeiro, RJ), do projeto Transição Agroecológica.

A ênfase na qualidade será expressa em palestras sobre aspectos ambientais e de bem-estar dos trabalhadores, com o Sebrae e a Faerj, e sobre produção integrada e manejo de pragas, do coordenador nacional de produção integrada de morango do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Na ocasião será realizada a entrega do projeto Produção Integrada de Morango de Nova Friburgo ao Ministério.

Um dos pontos altos será o lançamento de novas embalagens para o transporte e comercialização de morango, que contribuirão para a valorização regional dos produtos, tornando-os mais competitivos no ponto de venda. São caixas de papelão específicas para morango, paletizáveis, isto é, que podem ser empilhadas sem danificar as frutas. As novas caixas aumentarão os ganhos dos produtores, que deixarão de perder preço na venda, pois o alto nível de perdas provocadas pelas caixas de madeira, por abrasão, compressão e corte – de até 60% – é descontado pelos compradores no atacado. As novas embalagens foram desenvolvidas com a participação do Sebrae.

A Associação dos Agricultores Familiares Produtores de Morango de Nova Friburgo e Adjacências (Amorango) vem trabalhando nos últimos quatro anos nos aspectos relativos à produção, obtendo bons resultados. Para dar continuidade estão sendo submetidas propostas de projeto a editais da Faperj, visando ao incentivo à inovação tecnológica e capacitação para a colheita e pós-colheita.

Mais informações pelos e-mails mfonseca@ctaa.embrapa.br; marciamoreira@rj.sebrae.com.br e joao@ctaa.embrapa.br.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade