A ONG de defesa da preservação do meio ambiente, gestão pública e combate à pobreza no país, Associação Cultural Saber Global, promoverá em outubro, no Teatro Municipal de Nova Friburgo, o 2º Fórum da Terra, com ampla discussão sobre o mercado de carbono e as cidades sustentáveis. O evento, que deverá atrair cerca de 1,5 mil pessoas nos dias 22 e 23 do próximo mês, discutirá as mais diversas alterações provocadas pela ação do homem sobre o meio ambiente e buscará alternativas para evitar a perigosa degradação do planeta. O evento destacará ainda as diretrizes do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas.
A intenção dos organizadores do fórum é mobilizar a sociedade para uma reflexão sobre as mais recentes mudanças climáticas globais, principalmente os efeitos do aquecimento global e a necessidade de formação de uma nova cultura baseada no desenvolvimento sustentável. O Fórum da Terra contará com as participações do Ministério do Meio Ambiente, secretarias municipal e estadual de Meio Ambiente, Fundação S.O.S. Mata Atlântica e do prefeito de Nova Friburgo, Heródoto Bento de Mello.
Após a exibição do filme Mudanças de clima, Mudanças de vida – Como o aquecimento global já afeta o Brasil serão discutidos por especialistas alguns temas relacionados às mudanças climáticas, como camada de ozônio, o futuro do planeta, mata atlântica, fator de sustentabilidade, cidades sustentáveis e meio ambiente e educação ambiental na mudança de clima, além das oportunidades de novos negócios com o mercado de carbono e um debate sobre os projetos florestais desenvolvidos no Brasil.
Paralelamente ao 2º Fórum da Terra serão oferecidos aos participantes minicursos complementares sobre neutralização de carbono, responsabilidade socioambiental, com estímulo à coleta seletiva do lixo doméstico e uma análise do filme Al Gore – Verdades inconvenientes. São esperados no evento professores e pesquisadores, técnicos e gestores, estudantes, consultores, empresários, organizações e movimentos de defesa da preservação ambiental e representantes de prefeituras e órgãos públicos ambientais. O credenciamento para os interessados acontecerá no dia 22 de outubro, a partir das 8h, no Teatro Municipal, na Praça do Suspiro.
Deixe o seu comentário