Raul Sertã já faz cirurgia de próstata e vai operar catarata

quinta-feira, 17 de setembro de 2009
por Jornal A Voz da Serra
Raul Sertã já faz cirurgia de próstata e vai operar catarata
Raul Sertã já faz cirurgia de próstata e vai operar catarata

(SECOM) - O secretário de Saúde de Nova Friburgo, Ostwald Dantas dos Santos Filho e o diretor médico do Hospital Raul Sertã, Bruno Furtado, juntamente com o diretor geral do HRS, o médico Renato Lima, anunciaram nesta segunda-feira, 14, o início de uma nova etapa no setor de urologia daquela unidade de atendimento. Com a melhoria dos salários e condições de trabalho, a rede pública municipal friburguense passa a contar, agora, com cinco especialistas e inaugura a cirurgia RTU de próstata, procedimento que retira a porção do órgão que impede o funcionamento da uretra, através de uma intervenção cirúrgica menos invasiva, chamada endoscopia.

O novo equipamento endoscópico, que custou R$ 75 mil e foi adquirido recentemente pela Prefeitura, além de operar próstatas com até 80 gramas, realiza biópsias de bexiga, desobstrução de cálculos renais e outros procedimentos de prevenção de doenças urológicas. A primeira cirurgia foi realizada às 7h30 da manhã desta terça-feira, 15 de setembro.

A aquisição da aparelhagem cirúrgica muda radicalmente a vida do paciente, que precisava fazer uso de sondas até ser transferido para hospitais capazes de proceder a cirurgia. A qualidade de vida é a prioridade número um da nova gestão da saúde municipal, segundo explicou o secretário.

“Com o acréscimo de urologistas na rede e essa novidade fantástica das cirurgias de próstata, a pessoa que sofria com dores agudas e precisava de sondas para colher a urina, além da humilhação e o constrangimento que a doença ocasiona, agora vai poder, rapidamente, se curar e recuperar a qualidade de vida”, avaliou Ostwald.

Já o diretor médico do Raul Sertã, o anestesiologista Bruno Machado Furtado, lembra que pacientes com distúrbios de próstata podem desenvolver outras enfermidades relacionadas, como diversos tipos de hérnias, devido ao esforço abdominal exercido no momento de urinar.

“Este avanço que o Raul Sertã está disponibilizando à população não só soluciona, de forma simples e menos traumática, a obstrução da uretra, como também melhora sensivelmente o pós-operatório. É uma conquista que devemos comemorar, como um primeiro e importante resultado de todo um trabalho ao qual temos nos dedicado para a melhoria da Saúde como um todo. - disse o médico.

 

Mais avanços e conquistas

 O secretário de Saúde do município anunciou ainda que a Prefeitura já adquiriu o microscópio cirúrgico para operações de cataratas. Com isso, segundo Ostwald, poderão ser iniciados, ainda este mês, os procedimentos de cirurgia oftalmológica na rede municipal.

Segundo o Ministério da Saúde, a doença que obstrui parcialmente ou totalmente a visão atinge cerca de 120 mil pessoas por ano e acomete mais de 68% da população com mais de 80 anos e, pelo menos, 20% dos que têm mais de 60, sendo reversível apenas com cirurgia.

Ostwald ressalta que a situação da saúde ocular da população é outra preocupação séria do atual Governo friburguense, garantindo que o desafio de diminuir o número de pacientes que sofrem da doença é almejado por toda a equipe médica.

“Conseguimos, com muita negociação e melhorias de salários e das condições de trabalho, trazer de volta os melhores médicos da cidade para o setor público. Estamos trabalhando sem parar, a fim de retomar a qualidade de vida do friburguense e dos pacientes de todos os municípios que o Raul Sertã atende, concluiu o secretário.

Para o secretário Geral de Governo, Braulio Rezende, que vem acompanhando de perto os problemas do setor de Saúde do município, desde o início do governo, tendo recebido do prefeito Heródoto a incumbência de dar prioridade à questão da melhoria dos atendimentos na rede pública municipal, essas cirurgias de próstata que terão início esta semana, “são verdadeiramente conquistas importantes para o município e toda a região”.

Segundo ainda o secretário, as cirurgias são prova de que, em pouco mais de oito meses, já está se conseguindo colocar em funcionamento setores fundamentais do maior hospital público regional. “O fato de conseguirmos adotar esses procedimentos cirúrgicos, livrando dezenas de pessoas do uso de sondas, já é motivo de nos sentirmos recompensados pelo esforço; claro que muito ainda é preciso fazer para, de fato, conseguirmos melhoria significativa da Saúde no município como um todo, mas isso já mostra que estamos no caminho acertado”, afirmou Braulio.

 

Futuramente, cirurgia por vIdeolaparoscopia

 O secretário Geral acrescentou ainda que, um próximo passo será dotar o Hospital Raul Sertã de equipamentos que permitam realizar cirurgias por videolaparoscopia, método moderno de intervenção por vídeo, sem necessidade de cortes substanciais no paciente. “E ainda por cima, dispomos de um dos maiores especialistas no assunto, o médico Renato Lima, diretor do hospital, que está disposto a implantar essa nova sistemática, que vai agregar uma qualidade muito maior ao nosso hospital, que poderá oferecer esse atendimento de alto nível aos usuários do Sistema Único de Saúde de nosso município e região”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Hospital Raul Sertã | saúde
Publicidade