O Conselho Comunitário de Segurança de Nova Friburgo (Conseg) promove encontro hoje, 17, a partir das 8h30, no Espaço Café In (Rua Monte Líbano 59/loja 7, Centro), quando será encaminhado à imprensa um exemplar do Diagnóstico da Segurança Pública em Nova Friburgo, produzido pelo Centro de Estudos em Segurança e Cidadania da Universidade Candido Mendes. De acordo com o presidente Zury Maurer, o encontro tem por finalidade oferecer aos veículos de comunicação um trabalho de 192 páginas, em CD, bastante aprofundado, que revela as várias vertentes da insegurança em Nova Friburgo.
Zury colocará o Conseg à disposição da imprensa para que a entidade seja acionada sempre que as questões relativas à segurança requeiram informações complementares. Afinal, o Conseg é uma fonte de referência municipal que não existe em nenhum outro órgão acerca dos índices da criminalidade local. Conforme frisou Zury, o projeto do Conseg é que os dados do diagnóstico sejam encaminhados à imprensa e divulgados.
Para o presidente do Conseg a imprensa tem papel fundamental, pois quando se fala em segurança é preciso muito cuidado para que não seja gerado um clima de incerteza e pânico entre as pessoas, de alarme às vezes quando não se faz necessário. Por isso, com o encontro, o Conseg busca estreitar o relacionamento com os meios de comunicação se colocando como centro de referência nas questões que envolvem a segurança. “De certa maneira queremos mostrar a responsabilidade de todos nós na publicação dessas informações. Às vezes uma publicação distorcida ou mal publicada causa transtornos para todos os envolvidos. E como na cidade o nosso conselho tem essa finalidade e trabalha tecnicamente na questão, entendemos que precisamos estreitar essa relação até para que sejamos também agentes preventivos dessas questões, fazendo os devidos alertas, mostrando onde ocorrem as maiores incidências, os caminhos que têm que ser buscados, quais são as alternativas. É um trabalho que não logrará êxito se não contar com o apoio da imprensa. Nós temos a informação e a comunidade necessita dessa informação. E o elo entre as partes é a imprensa”.
Zury chamou a atenção para a responsabilidade dos órgãos de comunicação na divulgação de informações quando envolvem perda de vidas humanas, patrimônios e outras ocorrências criminosas. “Elas precisam ser cada vez mais precisas e com perfeito entendimento que aquela comunicação tem caráter de utilidade pública e não criarmos uma situação de pânico e desespero, de terror, quando as pessoas acabam se voltando exclusivamente para seus lares, acabam se omitindo do convívio em comunidade e isso traz prejuízos a todos”.
O presidente do Conseg salientou a necessidade das pessoas acreditarem que é possível reverter o quadro de violência, que determinadas ações e projetos estão acontecendo ao seu redor e que visam justamente o caminho do bem. “Quando só se dá notícia ruim parece que estamos numa situação de guerra civil urbana. Isso traz um resultado extremamente negativo. É importante e gratificante quando Nova Friburgo também ocupa a imprensa de maneira positiva. É preciso que o jornalista tenha o olhar para as questões positivas, que contribuam e valorizem as ações preventivas”.
Segundo Zury, a ONU preconiza a violência atualmente como uma epidemia. É caso de saúde pública. Por isso é necessário o diagnóstico e o tratamento, mesmo que ele só tenha efeito prático a médio e longo prazo, como é tratada em nível mundial. “Hoje a segurança é tratada como incumbência do município. Portanto o município tem papel fundamental na retomada da segurança da comunidade. Por menor que seja a participação de qualquer pessoa, na profissão que exerça, na vida familiar, no ambiente comunitário, por menor que seja a nossa ação ela acaba se somando a outras ações e aí temos um efeito positivo que às vezes não é percebido. Se não houver um somatório de pequenas ações não se consegue a transformação. E nós só acreditamos na transformação pela informação”.
ACESSO AO DIAGNÓSTICO – O Diagnóstico da Segurança Pública de Nova Friburgo já foi apresentado à sociedade pelo Conseg em abril passado no Senai; depois as autoridades foram reunidas, quando receberam um exemplar, e o cidadão que quiser ter um conhecimento mais aprofundado do diagnóstico pode entrar em contato com o Conseg, através do site www.consegnf. com.br, pelo e-mail consegnf@ gigalink.com.br, diretamente na sede (Rua Henrique Zamith 12, em frente à Casa dos Pobres São Vicente de Paulo, Centro), ou ainda pelo telefone 2522-3582, no horário comercial.
Zury destaca que grande parte das entidades friburguenses também já dispõem do diagnóstico. “A nossa finalidade é oferecer informação para que cada um, no âmbito da sua atuação, possa colaborar para o resgate da nossa segurança”, finalizou.
Deixe o seu comentário