O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), que integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), tem o objetivo de aferir o rendimento dos alunos em relação aos conteúdos, habilidades e competências apresentadas durante os cursos superiores de graduação. Realizado a cada três anos nas unidades de ensino, o Enade divulgou recentemente os resultados de sua última avaliação, na qual a Faculdade Santa Dorotéia (FSD) de Nova Friburgo obteve destaque entre as instituições participantes.
Realizado por amostragem, o Enade é aplicado para os alunos do segundo e do oitavo períodos (ou seja, aqueles que têm 20 e 80% das disciplinas do curso – abrindo margem para que seja feita uma avaliação sobre o estado em que se encontravam os alunos recém-saídos do ensino médio e como eles se encontram após a preparação oferecida pela universidade) das áreas de arquitetura e urbanismo, biologia, ciências sociais, computação, engenharia, filosofia, física, química, geografia, história, letras, matemática, tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas e pedagogia, sendo avaliados os cinco últimos os cursos da FSD. A faculdade obteve bons resultados entre as médias gerais propostas pelo conceito do exame.
A coordenadora do curso de pedagogia, Geni Amélia Nader Vasconcelos, vê com mais do que bons olhos os resultados obtidos pela instituição. “Esta é uma prova que, após 53 anos, a Santa Dorotéia permanece resistindo aos modismos, se ajustando e reinventando-se com o passar dos tempos”, diz.
Dentro dos conceitos do Enade, a FSD atingiu, no curso de Matemática, nota 4 (numa média que vai de 1 a 5), com 262 pontos nos Conceitos Preliminares de Curso (CPC), ficando em 67º lugar no país (de um total de 512 cursos avaliados), e 5º no estado, à frente inclusive da Uerj de Duque de Caxias, por exemplo, que teve conceito 3. Entre as instituições privadas do país, a FSD, com seu curso de matemática, ficou em 22º lugar e obteve a primeira colocação nas privadas do estado do Rio de Janeiro.
O curso de geografia também obteve conceito 4 no Enade, ficando na 57ª posição em relação às universidades de todo o país, e 5º nas do estado. Em relação às universidades privadas o curso ficou em 22º lugar no país e em 3º nas instituições de ensino do estado. Também com conceito 4, o curso de história ficou com a 52ª colocação entre os cursos do país e em 10º no estado. Em relação às instituições particulares de ensino, história obteve a 31ª posição no país e a oitava no estado.
Já o curso de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas obteve o 67º lugar entre os cursos do país, com conceito 3 no Enade, e sexto lugar entre os cursos do estado. Em relação aos cursos particulares a faculdade ficou em 40º lugar no país e 3º no estado.
As meninas dos olhos, no entanto, ficaram por conta dos cursos de letras e pedagogia, ambos com conceito 5 no Enade. O primeiro, em 47º no CPC, onde obteve 324 pontos, nas universidades de todo o país, tornando-se a vigésima melhor colocada entre as instituições privadas de ensino, a sexta do estado e quinta entre as privadas do Rio.
Já o curso de pedagogia ficou em 98º lugar entre os cursos do país, segundo o CPC contínuo, onde obteve 291 pontos, e 8º lugar entre as instituições do estado. Quanto às instituições privadas em âmbito nacional, a FSD ficou em 49º lugar e, no estado, obteve a terceira posição, atrás somente da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e o Instituto A Vez do Mestre.
Deixe o seu comentário