Programa leva deficientes visuais para sala de aula

quarta-feira, 16 de setembro de 2009
por Jornal A Voz da Serra

O Colégio Estadual Jamil El-Jaick foi palco de oficina que faz valer a Política Nacional de Inclusão. Viabilizada pelo Núcleo de Apoio Pedagógico Especializado (Napes) da Secretaria Estadual de Educação, junto à Coordenadoria Regional de Educação Serrana II, a oficina promoveu a capacitação de professores para receberem alunos com necessidades educacionais específicas, possibilitando que o grupo possa participar do ensino regular com as classes comuns.

Na ocasião, professores de Nova Friburgo, Sumidouro, Bom Jardim, Carmo e Duas Barras, foram apresentados ao Dos-Vox, software desenvolvido pelo professor Antônio Borges, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que foi o responsável por ministrar as primeiras aplicações do programa aos ensinadores. “O programa foi desenvolvido para trabalhar a questão da integração da pessoa com deficiência a um contexto de ensino convencional, abrindo possibilidades no mercado de trabalho”, declarou Borges.

O Sistema Dos-Vox busca a melhoria de vida das pessoas com deficiência visual, permitindo-lhes utilizar a computação em seu cotidiano, seja para trabalho, estudo ou diversão. O programa permite a comunicação através da síntese da linguagem, ou seja, o software traduz toda a informação da tela do computador em som, possibilitando, entre outros, por exemplo, ler e escrever cartas, textos, livros, impressão em negro e braille, acesso a recursos multimídia, como disquete e CD, entretenimento através de diversos jogos, a criação de cálculos, cheques, formulários e apresentações, além de manutenção de sites na grande rede.

O curso foi trazido até a região pelo Napes, com coordenação de Adriana Silvestre, junto às professoras orientadoras Jaqueline Corrêa, Márcia Dias e Natalina El-Jaick. O Dos-Vox é um exemplo de como a tecnologia, quando bem empregada pelo ser humano, é capaz de produzir fatos prodigiosos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade