Criada na intenção de proteger o patrimônio ecológico e ambiental do município de Nova Friburgo, a Inspetoria da Guarda Ambiental realizou recentemente junto a técnicos do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Defesa Civil e parte do efetivo do Corpo de Bombeiros, a travessia São Lourenço-Castália. A caminhada, com cerca de dez horas de duração, objetivava o reconhecimento de trilhas utilizadas por mateiros e caçadores, assim como conhecerem um pouco da flora e fauna locais, para as quais foram designados a proteger e preservar, além de intensificar a fiscalização e orientação às pessoas quanto aos assuntos relativos ao meio ambiente.
Formada por voluntários que também atuam na Guarda Municipal, a nova Guarda Ambiental de Nova Friburgo tem como supervisor o guarda Daniel Messias da Cunha Costa. Buscando a promoção e participação da municipalidade nos trabalhos de campanhas educativas e orientação de preservação, a nova guarda também visa apoiar as ações decorrentes do exercício do poder de polícia administrativa desenvolvidas pela Secretaria de Meio Ambiente e pela Secretaria de Ordem Urbana, responsáveis por prover a nova guarda de recursos materiais e humanos, respectivamente.
A Inspetoria da Guarda Ambiental, ao contrário do que possa parecer, não oferece prejuízo à formação curricular padrão da Guarda Municipal, ainda que seus membros tenham de ser submetidos a treinamento especializado na área ambiental pelo Centro de Formação da Guarda e pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente. A corporação também utilizará uniforme com a atual identificação da Guarda Municipal e, também identificação e cores específicas da Inspetoria, com a estampa Divisão Ambiental.
A criação da Inspetoria da Guarda Ambiental, vinculada à Guarda Municipal, se mostra como um importante elemento na missão do atual governo de equilibrar qualidade de vida e ecologia, defendendo o meio ambiente, sob os olhos do poder público e da coletividade, na intenção de defender e preservar a natureza para as atuais e futuras gerações.
Deixe o seu comentário