Elaboração de Projetos e Fomento para a área Museológica será tema de oficina da Secretaria de Cultura e do Sistema Estadual de Museus

segunda-feira, 14 de setembro de 2009
por Jornal A Voz da Serra

O Sistema Estadual de Museus (Sim-RJ), em parceria com o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e Prefeitura de Nova Friburgo, através da Secretaria Municipal de Cultura, realizará na cidade uma oficina gratuita para Elaboração de Projetos e Fomento para a área Museológica. As aulas serão nos dias 14, 15 e 16 de setembro, no Palácio da Cultura (sede da Secretaria no antigo Fórum Júlio Vieira Zamith, na praça Getúlio Vargas, 89).

A oficina contará com a presença dos palestrantes: Ewerton Souza de Almeida (produtor cultural, captador de recursos, formado em Marketing Cultural, consultor técnico e presidente da Batukada, Oscip - Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) e Sérgio Linhares Miguel de Souza (historiador e diretor de Pesquisa do Inepac - Instituto Estadual do Patrimônio Cultural).

Durante os três dias, serão destacados os seguintes assuntos: dia 14, das 9h às 17h - financiamento e fomento para museus; Lei Rouanet e editais de apoio aos museus; dia 15, às 9h - Educação patrimonial; das 10h às 17h - oficina de projetos culturais, definição e roteiro para elaboração de um projeto cultural e educação; dia 16, das 10h às 17h - orçamento; captação de recursos e prestação de contas.

As inscrições gratuitas poderão ser feitas até o dia 14, no período da manhã, no local da oficina: Palácio da Cultura (praça Getúlio Vargas, 89 - centro). Interessados de outros municípios também poderão participar. Mais informações podem ser obtidas na Secretaria de Cultura, com Lilian Barreto, ou pelo telefone 2522-9966.

 

Exposição do Inepac

 Durante os dias de oficina (14, 15 e 16 de setembro), com possibilidade de permanência durante mais um período, o Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac) promoverá uma exposição sobre Patrimônio Cultural e Natural fluminense no Palácio da Cultura de Nova Friburgo.

O acervo faz parte do Programa de Educação para o Patrimônio Cultural do Inepac, que visa conscientizar a população para proteger o rico patrimônio cultural e natural do estado do Rio de Janeiro. As exposições do Inepac surgiram da necessidade de divulgar, de maneira mais intensa e sistemática, as atividades desenvolvidas pelos técnicos do órgão de proteção do Patrimônio Cultural e Natural fluminense.

Um dos módulos da exposição é composto por 16 painéis com textos e fotografias e está dividido em duas partes: a primeira explica a ação do Ministério Púbico em parceria com o Inepac, na defesa do patrimônio cultural e natural e está composta por três painéis; a segunda parte é dedicada à exposição da ação do Inepac em Petrópolis, na luta pela preservação do patrimônio cultural da Cidade Imperial, composta por 13 painéis.

O módulo completo dedicado à cidade de Petrópolis deve-se ao fato de toda a exposição, composta de três módulos e 55 painéis no total, ter sido financiada por um Termo de Ajuste e Conduta (Tac), aplicado pelo Inepac em conjunto com o Ministério Público, a uma instituição, que provocou danos ao Patrimônio Cultural da cidade.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade