A COMUNIDADE artística especificamente e todos os demais segmentos interessados de Nova Friburgo têm encontro marcado para discutir um dos principais polos formadores do conceito nacional do município – a cultura. A II Conferência Municipal de Cultura, organizada pela prefeitura, será realizada de 19 a 27 de setembro e dela se pretende obter subsídios para a inclusão do município no Plano Nacional de Cultura.
OS PASSOS para essa inclusão foram dados inicialmente no governo Saudade Braga, que atendeu aos requisitos exigidos para tal, incluindo aí a contribuição ativa da comunidade artística friburguense, além da estruturação física da Secretaria de Cultura e de seus equipamentos. O governo agora leva adiante as contribuições extraídas daquele encontro, podendo alavancar ainda mais as propostas com as pré-conferências estabelecidas.
O MOVIMENTO cultural de Nova Friburgo é composto de uma ampla faixa da população, envolvida em inúmeras atividades que geram, além da cultura propriamente dita, emprego e renda para muitas famílias. Nada mais oportuno, portanto, que discutir o tema que diz respeito a todos os friburguenses para a definição de um plano abrangente para a cultura municipal.
O EMPENHO da Secretaria Municipal de Cultura encontra ressonância em diversos segmentos da sociedade. O Conselho Municipal de Cultura está preparado para cumprir suas metas dentro da conformidade que exige o Ministério da Cultura, qual seja o gerir o Fundo Municipal de Cultura, além de interagir de forma efetiva com o poder público para iniciar esta nova fase de trabalho no município.
COM O PLANO Municipal de Cultura concluído, a sociedade friburguense poderá enxergar um horizonte mais claro para os projetos culturais do município e a comunidade artística ganhará com a profissionalização do setor, aliando as produções com os projetos governamentais. E, o que é mais importante, contando com verbas públicas para desenvolver suas atividades, obtendo o devido reconhecimento oficial.
A CULTURA friburguense saiu da informalidade para ganhar notabilidade e destaque. Vale a pena prosseguir nesta trajetória.
Deixe o seu comentário