Lidera Rio diploma novos gestores públicos

sexta-feira, 11 de setembro de 2009
por Jornal A Voz da Serra

(SECOM) - O seminário Gestão Pública e Estratégias para o Desenvolvimento do Município, organizado pelo Sebrae, governo estadual e Caixa Econômica Federal, com o nome simbólico de Lidera Rio, chegou ao fim nesta quarta-feira, 9, depois de um mês de aulas e palestras a representantes das prefeituras da região serrana.

O objetivo do seminário foi identificar em cada município lideranças capazes de funcionar como aceleradores do desenvolvimento sustentável do município. Nesta quarta-feira, os concluintes apresentaram seus projetos de crescimento econômico dentro de variadas áreas que atendem ao interesse público.

Nova Friburgo, representado pelo grupo formado por Ivison Macedo, secretário de Fazenda e Meio Ambiente, Luzia Jaccoud, secretária do prefeito Heródoto e Ângelo Augusto Jaquel, secretário de Trabalho, estruturaram projeto de revitalização do bairro Horto do Vino, em Conselheiro Paulino.

A comunidade em questão sobrevive em total precariedade de recursos habitacionais, urbanos e de infraestrutura. A prefeitura , como plano modelo, pretende implantar recursos de inclusão social produtiva, através da fomentação econômica local e erradicação da pobreza.

Para tal, os planos contam com um levantamento profundo da realidade sócioeconômica da comunidade e a consequente regularização dos assentamentos, provocando uma cadeia de transformações, que passam necessariamente pelo planejamento urbano, criação de empreendimentos, legalização fundiária e construção de moradias, além da infraestrutura de um bairro completo.

A localidade do Horto do Vino foi escolhida como objeto do projeto devido à intensidade de transformações que deve passar e a qualidade pouco explorada do bairro, o que proporcionará a construção de um modelo urbanístico capaz de equacionar questões existentes em todo o município.

 

Gestão de pessoas

 O prefeito Heródoto Bento de Mello, presente ao evento, elogiou as instituições parceiras do projeto e insistiu na importância de se investir em pessoas, além da visão generalizada que um gestor precisa ter de sua região administrada.

“A gestão pública vai muito além do que olhar apenas a área isolada de um município. Somos gestores não apenas do espaço, mas da história e da capacidade empreendedora dos cidadãos de nossa cidade. Temos que pensar no município como um todo. O Brasil precisa reformar esse conceito setorizado da administração e adentrar na totalidade de sua região gerenciada e nas qualidades coletivas de seu povo. A gestão pública é um ato de amor e planejamento estratégico”, destacou Heródoto.

O Lidera Rio já está presente em 75 cidades, formando 248 novos gestores públicos. A Região Serrana se destaca com 100% de participação de seus municípios e com o maior grau de certificação e inclusão dos projetos no banco de ideias do Sebrae.

Presentes ao evento também estavam os prefeitos de Cordeiro, Sílvio Daflon; de Duas Barras, Antônio Carlos Araújo; de Macuco, Rogério Bianchini; de Santa Maria Madalena, Arthur Garcia e de Sumidouro, Juarez Corguinha.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade