Três friburguenses representam a
cidade no Rally Fiat de Regularidade
Os friburguenses Gustavo Moraes, Marcelo Carestiato e Hugo Cardinot representam Nova Friburgo no Rally Fiat de Regularidade. A equipe está fazendo bonito na temporada 2009, completando três anos de experiência na competição. Hugo, Gustavo e Marcelo Carestiato estão se destacando cada vez mais, percorrendo diversos estados e sempre levando o nome da Suíça Brasileira ao lugar mais alto do pódio.
Os números da competição, que se tornou a principal porta de entrada para quem quer ingressar no off-road, impressionam. Em quatro anos o evento superou a marca de três mil carros, com mais de 25 mil latas de leite, seis mil livros e dois mil brinquedos doados por cerca de oito mil participantes.
Mas, o que é o Rally de Regularidade? É uma modalidade na qual o objetivo dos competidores é fazer o percurso estabelecido pela organização da prova, cometendo o menor número possível de faltas. Para isso, piloto e navegador têm que manter as médias horárias e seguir fielmente o percurso da planilha de navegação. Entrosamento, perícia, atenção, noção de tempo e raciocínio ágil são fundamentais neste tipo de competição.
No rally de regularidade os participantes não competem diretamente com seus adversários. Na largada os carros recebem individualmente a bandeirada, com intervalos de 30 segundos ou um minuto, dependendo da prova. A partir daí, com a planilha nas mãos, cada dupla faz seu percurso, tentando manter a melhor regularidade possível. Durante todo o trajeto existem os Postos de Cronometragem (PCs), cuja localização é desconhecida pelos competidores. Em cada um deles, fiscais medem o desempenho da dupla naquele exato ponto. Se o carro estiver mais rápido ou mais lento do que o determinado pela planilha, a dupla é penalizada em pontos. Vence aquela que tiver o menor número de pontos perdidos na somatória de todos os PCs.
O FORMATO DO EVENTO - O rally é disputado em duplas (piloto e navegador), sendo que cada dupla tem direito a levar um zequinha (carona). A prova tem três categorias: universitário (pelo menos um dos integrantes tem que estar matriculado num centro de ensino superior); turismo (para quem não está matriculado em curso superior), e tour adventure (veículos da linha adventure).
A EQUIPE FRIBURGUENSE - No ano de estreia da equipe, em 2007, a equipe local utilizou uma pick-up Courier e disputou pela categoria novato. Em 2008, já com o Fiat Punto, na categoria turismo e, em 2009, utilizando o Palio Weekend, na categoria tour adventure.
RESULTADOS DA EQUIPE - No primeiro ano que participaram, em prova realizada no município, com a presença da 154 equipes, os friburguenses ficaram com o 1° lugar; resultado que motivou a continuação da equipe na disputa do evento; ano passado a equipe disputou três etapas, em Niterói, Juiz de Fora (MG) e Belo Horizonte (MG). Em Niterói a prova foi realizada em locais de difícil acesso e com o circuito passando por várias cidades, como Rio Bonito e Tanguá. Em Juiz de Fora, após liderar 12 de 15 etapas, devido ao furo de um pneu traseiro o trio perdeu a liderança; na última etapa, realizada em Belo Horizonte, foram 180 carros e 174 quilômetros, com duração de 3h24min. A equipe se manteve concentrada e obteve o 1° lugar.
GUSTAVO MORAES E MARCELO CARESTIATO - Na temporada de 2009 iniciaram o campeonato na cidade de Uberlândia (MG). Após deslocamento de 1.100 quilômetros, saíram com mais uma vitória em prova onde percorreram 150 quilômetros em piso de cascalho e muita terra batida. Na 2° etapa, em Teresópolis (RJ), após percorrerem 178 quilômetros, passando por Teresópolis, Nova Friburgo e Sumidouro, eles obtiveram outra vitória na carreira, em prova que contou com cem carros inscritos. Na 3º etapa, em Americana (SP), foram 130 quilômetros em 3h40mim de duração, passando pelas cidades de Americana, Artur Nogueira, Cosmópolis, Hollambra e Paulínia, todas em São Paulo. A chuva que caiu na região deixou alguns trechos de terra batida com poças, apimentando a competição. Mas a equipe friburguense conquistou a sua 3º vitória.
Agora a equipe friburguense, formada pelo piloto Gustavo Moraes, o navegador Marcelo Carestiato e zequinha Hugo Cardinot, foi convidada a representar Nova Friburgo no Campeonato Paulista de Rally. Eles contam com apoio de empresas da cidade para representar Nova Friburgo na competição paulista.
Guilherme Cordeiro campeão da Copa Periquito
Aconteceu no ginásio da Sociedade Esportiva Palmeiras, Parque Antártica, São Paulo, a 41ª Copa Periquito de Judô, contando com 14 atletas friburguenses inscritos no Projeto Solução. Considerado o melhor torneio amistoso do Brasil, onde houve a participação de mais de 1.300 atletas de todo o país, a competição tinha chaves que continham até 60 participantes. Os atletas friburguenses fizeram excelente campanha, classificando-se quatro entre os três primeiros colocados. Destaque para Guilherme Cordeiro, que venceu a categoria dos juniores – 81 quilos, em que competiram o atual campeão brasileiro sub-23, Mauro Ramos (Minas Tênis Clube), e o campeão sul-americano de juniores, Bruno Ferreira (Universidade Castelo Branco), nomes que valorizaram a conquista e a importância do evento no judô nacional.
Outro atleta que vem apresentando bons resultados é Lucas Amaral Bernardo da Silva, na classe dos pré-juvenis - 36 quilos, que se sagrou vice-campeão. Excelente resultado para quem se prepara para as Olimpíadas Escolares, que acontecerão entre os dias 10 e 14 deste mês, em Poços de Caldas (MG). Este evento contemplará os três primeiros colocados com o programa Bolsa Atleta do Ministério dos Esportes
De Nova Friburgo também se classificou para as Olimpíadas Escolares Nathália de Souza Roque, na classe 48 quilos. Os resultados dos friburguenses na 41ª Copa Periquito de Judô da Sociedade Esportiva Palmeiras foram: Guilherme Ferreira Cordeiro, junior (campeão); Lucas Amaral Bernardo da Silva, pré-juvenil (2º lugar); Ana Clara Moreira Pessoa, júnior (3º lugar); Genaína da Silva Santos, juvenil (3º lugar).
Miosótis é campeão sub-13 de futsal
O time masculino sub-13 de futsal do Educandário Miosótis trouxe mais um título para a escola. Com uma torcida animada, os alunos mostraram em quadra o resultado do treino realizado pelos técnicos Rafael Carvalho, Raphael Lengruber e o auxiliar Felipe Malhard.
Com uma vitória emocionante de 3X0 contra os alunos do Colégio Nossa Senhora das Graças, a equipe do Miosótis ganhou a taça e se consagrou campeã da categoria em 2009.
Deixe o seu comentário