Governador entrega novas viaturas à PM

quarta-feira, 09 de setembro de 2009
por Jornal A Voz da Serra

O tom azul usado pela polícia mudou. Isto porque, em sua quinta viagem como governador a Nova Friburgo, Sérgio Cabral literalmente fechou a Avenida Alberto Braune, a fim de promover a entrega de 42 novas viaturas ao Batalhão Tiradentes da Polícia Militar (11º BPM). Os 34 Gols e oito Blazers se juntaram aos 26 veículos já existentes, que atendem a sete municípios, além de Nova Friburgo: Bom Jardim, Cordeiro, Cantagalo, Macuco, Santa Maria Madalena, Trajano de Moraes e Duas Barras. Do total de viaturas ativas, 20 serão encaminhadas a outros batalhões, enquanto cinco dos novos veículos seguirão para Campos dos Goytacazes.

Os novos carros, que possuem Sistema de Posicionamento Global (GPS), que não funciona na região, identificação para abastecimento e três combustíveis (álcool, gasolina e gás), beneficiarão 300 mil pessoas. Até o fim do ano mais carros serão entregues a todo o interior do estado, numa renovação de 859 veículos. “Todo o estado se beneficiará também com o aumento imediato de policiamento. O efetivo, através de concurso, subirá para 60 mil homens”, lembrou o tenente-coronel James Barros, atual comandante do 11º BPM, que tem 360 policiais para o serviço nos oito municípios em que o batalhão atua.

A cerimônia, que contou com a presença de prefeitos e vereadores de toda a região, além do secretariado municipal, repercutiu não só por paralisar o trânsito na manhã de sábado, 5, mas também por conta da entrega de uma ambulância ao Hospital Raul Sertã (HRS), por intermédio do deputado estadual Olney Botelho, a pedido do secretário municipal de Saúde, Ostwald Dantas dos Santos. Na ocasião também aconteceu a assinatura de um convênio com a Fundação DER para a realização de diversas obras no município, como asfaltamento, drenagem e limpeza de rios, entre outros serviços.

Durante a entrega dos veículos, o secretário estadual de Saúde e Defesa Civil, Sérgio Cortes, passou as chaves da ambulância ao prefeito Heródoto Bento de Mello e anunciou o pleno funcionamento do tomógrafo móvel, que atenderá a diversos municípios da região, desafogando parte dos problemas de atendimento da rede de saúde. Outro benefício anunciado por Cortes é a criação de novas UTIs numa ala atualmente inoperante do HRS.

O vice-governador Luiz Fernando Pezão, o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, Jorge Picciani, e o coordenador da Coordenadoria de Inteligência Policial (Cinpol), Rivaldo Barboza de Araújo Júnior, também estiveram presentes à cerimônia.

PROTESTOS - Beneficiados pelas escadarias do prédio da Telemar, localizado em frente à prefeitura (e que em breve abrigará parte da administração municipal, conforme lembrou o prefeito durante seu discurso), os representantes do Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação do Estado do Rio de Janeiro (Sepe) fizeram manifestação diante do governador e sua comitiva, com faixas, apitos e vaias, respondidas prontamente por Cabral e o prefeito Heródoto. “Todos estão contentes. Lutamos pelo aumento da segurança e a entrega dessas viaturas são a prova de que conseguimos. Caminhamos na direção do progresso, do desenvolvimento”, declarou, antes de lançar mão de um apito e se juntar ao coro dos reclamantes. “Se índio quer apito, também vamos apitar”, disse o prefeito aos manifestantes. O protesto acabou misturado às palmas e ao entusiasmo que o carismático Heródoto, do alto de seus 84 anos, costuma imprimir em seus inflamados discursos.

A manifestação promovida pelo Sepe tinha como intenção divulgar as ações, consideradas prejudiciais pela classe, do governador em relação à educação estadual e seus servidores. O maior desagrado apresentado pelos manifestantes é relacionado a um projeto de lei apresentado pelo Executivo estadual, que diminui de 12% para 7,5% o aumento salarial programado pelo Plano de Carreiras e Salários, que deveria acontecer em intervalos de cinco anos. O Sepe alega que o governo estadual teria plenas condições de manter estes mesmos 12% e que não só o estado do Rio seria o segundo a proporcionalmente gastar menos com pessoal, apesar de haver espaço para o reajuste digno de todos os servidores.

A resposta do governador Sérgio Cabral veio, conforme ele mesmo citou, na entrega das viaturas, da ambulância e na apresentação de convênios que trazem inúmeros benefícios em obras para a região. Cabral também lembrou que a redução do benefício do Plano de Carreiras e Salários está diretamente atrelado aos benefícios da aposentadoria, já que antes os professores contariam apenas com o saláriobase quando completassem o tempo de serviço necessário.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade