Em tempos de violência, onde pai mata filho e filho mata pai, onde por nada, absolutamente nada, mata-se uma pessoa, tive a oportunidade de vislumbrar num momento de muito sofrimento, o VALOR DA AMIZADE.
Marcos, mais conhecido como Chibiu, um rapaz de 20 anos de idade, estudante do Colégio Estadual Canadá, viu surgir em sua vida um drama que lhe levaria à morte.
Nesse sofrimento intenso, seus amigos de escola, principalmente, demonstraram um amor e uma amizade que, em nossos dias, estão se tornando cada vez mais raros.
Em meio as dores, quimioterapias e outros tratamentos, o alento, a palavra amiga e, sobre tudo, a presença dos amigos fez com que Chibiu tivesse forças para lutar contra o câncer que o levou a sucumbir em 25/08/09.
Naquela tarde fria e triste, na capelinha de Amparo, tive a oportunidade de lembrar de tantas coisas boas que vivi com Chibiu na Escola e, como sua professora, dei muitas gargalhadas com seu jeito brincalhão de ser. Mesmo quando, por sua “malandragem” de não querer assistir à aula, era difícil lhe chamar atenção, pois sempre me respondia com o lindo e grande sorriso maroto de um eterno menino, me abraçava e dava um beijo.
Lembro-me quando fomos visitar a Casa do Pobres... Chibiu foi a alegria das idosas, dançado forró e distribuindo sorrisos e abraços.
Mas, apesar de toda tristeza daquela perda, pude contemplar mais de 30 rapazes e moças (quase todos meus ex-alunos) chorando compulsivamente, se abraçando e dizendo “ele era meu irmão”...
Foi um momento ímpar em minha vida e que me fez pensar que vale a pena ser professora de Ensino Religioso, pois acho que consegui ver o que realmente sempre ensinei para eles: cultivar a amizade e viver o amor de Deus.
Creio que não só eu, mas toda Escola e toda sociedade de Nova Friburgo foi privilegiada por ter pessoas como estas que SÃO REALMENTE AMIGAS, principalmente nas horas mais difíceis.
QUERIDOS AMIGOS DE CHIBIU – VOCÊS SÃO ESPECIAIS! DEUS OS ABENÇOE!!!!
Ariádne Brust Fernandes
Profª de Ens. Religioso do C.E. Canadá - NF
Deixe o seu comentário