Editorial - Unindo campo e cidade

terça-feira, 08 de setembro de 2009
por Jornal A Voz da Serra

O DEPUTADO Rogério Cabral, usando o seu twitter e o seu blog, marcou para o próximo dia 15 audiência pública na Alerj sobre telefonia e internet no meio rural. É significativo o uso daquela ferramenta da internet pelo parlamentar. Ninguém como ele conhece as dificuldades de se comunicar na área rural, já que tem compromissos com a agricultura fluminense e sabe de perto a dificuldade que a falta de telefonia acarreta ao agronegócio.

A COMUNICAÇÃO com o meio rural não atende às exigências das inúmeras comunidades no interior do estado e grande parte da população fica excluída da era digital, sem condições de se vincular adequadamente com a tecnologia disponível. Com uma forte tradição na agricultura familiar, o campo tem sido penalizado pela falta de recursos públicos e de políticas de fixação das comunidades, aí incluindo a telefonia e a internet.

O ESFORÇO DO deputado em conseguir políticas rurais no estado tem permitido avançar em alguns pontos básicos para a agricultura, com pontos elogiáveis como a recuperação da malha de estradas vicinais, verbas e equipamentos de manutenção. Em seu primeiro mandato, Rogério Cabral abriu espaços para o agricultor e mostrou perfeita sintonia entre os pleitos da área rural e o poder público fluminense.

O MEIO RURAL insere-se, assim, na economia formal, garantindo a integridade de um sistema produtivo de inegável valor. Em Nova Friburgo a organização rural deu um salto de qualidade graças ao empenho do deputado. O associativismo cresceu bastante com a implantação de dezenas de associações, fortalecendo a agricultura familiar com o reforço técnico e o acompanhamento da produção. Os produtores de Friburgo expõem números expressivos, garantindo a boa performance do município: o segundo maior produtor de flor de corte do país, o único produtor de morangos do estado do Rio e o maior produtor de couve-flor do Brasil.

ÍNDICES invejáveis como estes, portanto, não poderiam estar dissociados de uma política de inclusão digital, reclamada pela comunidade rural. A agricultura local assim como nas demais cidades do interior, é um fator de desenvolvimento municipal e precisa mudar a incômoda posição de incomunicabilidade a que se submetem centenas de produtores em todo o estado. Rogério Cabral sabe disso e está cobrando resultados. Um bom sinal.

É LOUVÁVEL a proposta de nosso deputado de criar políticas que beneficiem a produção rural. Ao aumentar a percepção dos produtores da importância da atividade econômica agrícola, todos saem lucrando. O estado ganha reforço na arrecadação do ICMS, permitindo ao município se beneficiar com o aumento dos repasses o que, em síntese, significará mais verbas para a agricultura, e o desenvolvimento sustentável do município. Longe de se tornar um transtorno à vida dos produtores, a legalização através da emissão de notas fiscais permitirá a oficialização da produção de Nova Friburgo, aproximando o município da invejável posição de maior produtor de hortifrutigranjeiros do estado do Rio de Janeiro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade