PESQUISA da Serasa divulgada esta semana aponta que o comércio varejista nacional registrou em agosto a maior taxa de crescimento de 2009. Na comparação com o mesmo mês do ano anterior, o setor registrou alta de 6,3%. Em julho, o crescimento havia ficado em 5,0%. O setor varejista mostra sinais de reativação e acena para a trajetória ascendente, deixando a crise para trás.
OS NÚMEROS mostram que o Brasil fez corretamente o seu dever de casa diante da crise econômica mundial. Como o país vinha em boa marcha de desempenho do mercado, embasado em fundamentos econômicos consistentes, fez com que estivesse mais bem preparado para enfrentar tal cenário, cujos efeitos foram sentidos em menores proporções, inclusive em Nova Friburgo.
O COMÉRCIO friburguense procura cada vez mais inserir-se como polo de consumo que hoje em dia domina as atividades econômicas, contribuindo com o crescimento da renda municipal, assim como gerando novos empregos. A grande movimentação confere à cidade um status de liderança econômica regional de forma acentuada.
A ATIVIDADE comercial também foi influenciada no município com a presença de grandes redes de magazines reforçando a qualidade das compras de Nova Friburgo. Ainda que os críticos dessas redes reclamem do volume de recursos que são retirados da cidade, em detrimento dos pequenos estabelecimentos, o comércio friburguense exibe uma grande vitalidade, em permanente expansão.
PROVA DA importância dessas redes é o grande número de turistas que procuram a cidade para as compras. Basta percorrer as lojas e os shoppings num final de semana para se perceber esta influência, que inclui o município no rol das demais cidades que oferecem qualidade de vida, praticidade e modernidade.
OS NOVOS rumos da economia mundial, com a redução da oferta de alimentos, as altas taxas de juros e as recentes tecnologias eletrônicas determinam uma nova visão empresarial da qual o comércio estará se beneficiando enormemente. Cabe aos empresários perceberem estas novas tendências, garantindo cada vez mais o seu lugar no sol. Nova Friburgo, assim como as demais cidades, só tem a ganhar.
Deixe o seu comentário