Embrapa Nova Friburgo desenvolve pesquisa inédita

sexta-feira, 04 de setembro de 2009
por Jornal A Voz da Serra

Um projeto inédito na região começou a ser implantado em Nova Friburgo em agosto. O resíduo de algodão da fábrica de Rendas Arp está sendo testado em larga escala na produção de caqui na comunidade da Janela das Andorinhas, pertencente a Riograndina, segundo distrito de Nova Friburgo.

A ideia surgiu a partir de dois agricultores, que começaram a utilizar o algodão por conta própria, ainda com receio de sua estrutura sintética. Representantes da Embrapa de Nova Friburgo visitaram a Arp e verificaram que o produto era puramente orgânico e não apresentaria riscos à produção.

Além disso, a análise química do resíduo indicou o bom potencial para melhora da qualidade do solo, protegendo-o das chuvas e mudanças de temperatura, além de fornecimento de nutrientes e controle de doenças. Tudo com baixo custo de reciclagem de materiais, sem utilização de adubos químicos ou mesmo naturais.

Para adequar o manejo do algodão à lavoura, dois experimentos estão sendo realizados. No primeiro deles, a minhoca é utilizada para a produção de húmus a partir desse resíduo e em outro, o algodão in natura será testado em diferentes quantidades, sem processamento, diretamente na lavoura de quatro agricultores familiares em Janela das Andorinhas.

O projeto pioneiro envolve a Secretaria Municipal de Agricultura do Município, a Embrapa Agrobiologia/NPTA, a Associação de Produtores Janela das Andorinhas e os agricultores familiares. O objetivo central é a melhoria da qualidade do solo, o aumento da produtividade e a qualidade do caqui abaixo custo, articulando futuramente com a Arp e a Secretaria de Agricultura um convênio que possa beneficiar os produtores.

 Potencial agrícola

O município de Nova Friburgo, localizado na região serrana do estado do Rio de Janeiro, distante 136 km da capital fluminense, tem no setor agrícola uma significativa contribuição para o seu PIB, onde se destaca a produção de couve-flor, brócolis, tomate e flores de corte.

Desde 2007, com a implantação de núcleo da Embrapa neste município, o órgão federal tem ampliado suas atividades na região serrana fluminense junto a grupos de agricultores familiares visando à otimização da produção associada a um desenvolvimento sustentável.

Com o apoio do governo municipal, cuja proposta é transformar Nova Friburgo em polo tecnológico agrícola, as pesquisas avançam a passos largos e já integram a produção e o dia a dia do produtor rural.

Através do projeto intitulado “Reciclagem de resíduos orgânicos na região serrana fluminense”, aprovado pela Faperj no Edital Prioridade Rio, iniciou-se nessa região o levantamento de resíduos orgânicos que poderiam se reaproveitados como adubo. A ideia do projeto era estabelecer parâmetros para a compostagem de resíduos orgânicos disponíveis na região serrana fluminense, de forma que estes, ao terem destinação ambiental adequada, pudessem ser instrumentos que contribuam para o desenvolvimento sustentável regional, no que tange às dimensões ambiental, social e econômica deste processo.

Um dos resíduos levantados nesse projeto foi o de algodão, proveniente da indústria têxtil Arp Fios e Bordados no município de Nova Friburgo, o qual vem sendo utilizado por alguns agricultores da comunidade das Janelas das Andorinhas na produção de caqui.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade