Editorial - Futuro na sala de aula

quinta-feira, 03 de setembro de 2009
por Jornal A Voz da Serra

O NOTICIÁRIO nacional tem se pautado nos últimos dias no lançamento do marco regulatório da camada do pré-sal, feito pelo presidente Lula na última segunda-feira, e que se transformou no carro-chefe das atenções do governo, capaz de alavancar a candidatura Dilma Roussef e promover a riqueza do Brasil. A mina de dinheiro está a 300 quilômetros da costa brasileira e a sete mil metros de profundidade.

NO DISCURSO de lançamento, o presidente mostrou a intenção de se gastar futuramente os lucros da exploração com a educação. Vale dizer que somente teremos retorno de tamanho projeto a partir de 2020, quando a exploração se concretizar e até lá, enquanto os técnicos trabalham e os investidores apostam, a educação brasileira caminha à deriva do progresso e do desenvolvimento. Pegando carona na pequena rica palavra, o professorado vive de outro ‘pré’ – o ‘pré-datado’.

ATUALMENTE os professores protestam contra mudanças ocorridas no plano de carreira da categoria pelo governo do estado. Segundo o sindicato, o governo diminuiu o percentual de reajuste de 12% para 7,5%. Mas este é apenas um pequeno detalhe no universo de problemas existentes na educação nacional. Existem outros.

VALORIZAÇÃO é a palavra que não cabe no dicionário do professor. Em todas as cidades, é consenso a decepção da categoria com os rumos da educação, vitimada por todos os lados, inclusive em sua integridade física, onde já se assiste professor apanhando de aluno dentro da escola. Desenvolver este fundamental contingente de profissionais, promovendo seu aperfeiçoamento e pagando-lhes salários dignos é o desafio imediato para quem quer formar gerações de cérebros no futuro.

O PRÉ-SAL NÃO é um problema do governo tão somente. E muito menos motivo de barganha política e ambição eleitoral. Sua riqueza proporcionará dias melhores para as novas gerações, provavelmente erradicando a pobreza no país. Mas até lá temos um longo caminho a percorrer. Começa na formação de quem estará formando os futuros trabalhadores.

SE TODOS NÓS temos a certeza que a educação é a salvação, então que se comece agora o preparativo para a grande mudança. O futuro está na sala de aula hoje, com o professor e os alunos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade