No dia 23 de agosto passado, fizeram-se exatos 100 dias desde a estreia do site www.djoaovi.com.br. Desde então, muito já aconteceu: mais de uma centena de usuários, devidamente cadastrados, que se tornaram usuários virtuais do Pró-Memória, e o fazem de forma regular. Doações realizadas com carinho e com carinho recebidas, algumas vezes de bens de caráter pessoal e familiar. Assim, ainda que o nosso compromisso seja gigantesco e as dificuldades tão grandes quanto, cresce nosso entusiasmo e a certeza do sucesso desse trabalho.
Recentemente, inauguramos uma nova seção em nosso site cujo assunto diz respeito aos imigrantes que para cá vieram e são parte importante da historiografia friburguense.
Então vejamos:
1. Nova Friburgo é uma cidade fundada a partir de um decreto real, de dom João VI, rei de Portugal, Brazil e Algarves, em 1818, logo uma cidade fundada por portugueses;
2. A primeira imigração se deu em 1819/1820, por colonos suíços, os primeiros a se estabelecerem na nova vila, assim como a primeira colônia estrangeira, não portuguesa, a se fixar no Brasil;
3. Depois vieram os alemães a partir de 1824, consolidando definitivamente a nova vila, impulsionando o seu desenvolvimento;
4. Entretanto, não seriam os únicos, pois Nova Friburgo seria palco da atenção de muitos outros que para cá viriam: italianos, espanhóis, húngaros, austríacos, libaneses e japoneses.
Nessa seção, portanto, o espaço necessário para o registro justo e definitivo daqueles que, de um modo ou de outro, fazem parte da História de Nova Friburgo.
Convidamos a todos, portanto, para participar do Projeto www.djoaovi.com.br remetendo o material necessário para a publicação em cada uma das seções disponíveis: história da imigração, relação das famílias imigrantes, fotos, áudio e vídeo em qualquer formato, depoimentos pessoais, etc. O material deverá ser entregue na sede do Pró-Memória, devidamente organizado, em envelope contendo o nome do responsável, endereço eletrônico se houver e telefone para contato. Todo material fornecido será devolvido após a digitalização.
Há algumas semanas atrás, descobrimos num canto qualquer do Pró-Memória um pequeno álbum cuja aparência não despertava maior atenção. Um álbum velho, cujo conteúdo somava algumas poucas páginas já amareladas pelo tempo. Deitado sobre a prateleira, acumulava sobre si uma infinidade de outros documentos sem muita importância. Talvez, por muito tempo, quem sabe, levado de um lado para o outro, restou esquecido sobre aquela fria prateleira de aço o que já houvera sido o Álbum do Centenário de Nova Friburgo! Isso mesmo, o belíssimo álbum que aqui chegou, em 1918, trazido pelas mãos dos suíços como símbolo comemorativo do centésimo aniversário de nossa cidade.
Hoje, devidamente limpo e higienizado, esse álbum está sendo traduzido pela nossa amiga e colaboradora Vera Jaccoud e, em breve, após a devida digitalização, estará sendo exibido em nosso site com toda a pompa e as honras que ele merece. Tornar-se-á novamente um símbolo, quem sabe um estandarte, cujo significado traduza os propósitos dessa instituição que é o Centro de Documentação D. João VI - Pró-Memória de Nova Friburgo. Assim, numa jornada que se inicia, tal qual um troféu, haveremos de levá-lo ao encontro dos 200 anos de Nova Friburgo.
Nelson A. Bohrer (Guguti)
Deixe o seu comentário