Casos de maus-tratos e abandono de cães continuam ocorrendo em Nova Friburgo

quarta-feira, 02 de setembro de 2009
por Jornal A Voz da Serra

Apesar do grande número de pessoas e entidades que lutam pelo bem-estar dos animais em Nova Friburgo, continuam sendo frequentes os casos de maus-tratos e abandono de cães na cidade. O problema vem sendo alvo de uma série de denúncias relatadas à redação de A VOZ DA SERRA através de cartas, telefonemas e e-mails, como a publicada na edição de 11 de agosto sobre um filhote de cão atingido por tiros de chumbinho, que corria o risco de ter a pata amputada. O fato deixou muita gente indignada, a exemplo do que ocorreu com outra matéria publicada há alguns meses pelo jornal, sobre uma cadela abandonada na Ponte da Saudade, com seis filhotes recém-nascidos.

Outros casos recentes de desrespeito aos animais são relatados pela doméstica Maria Cristina Pacheco, dona de um canil na Fazenda da Laje. Apaixonada por cães e gatos, ela realiza um exemplar trabalho na cidade, recolhendo e cuidando de animais doentes e abandonados, como a pequinês encontrada desidratada no mato, com as patas amarradas e cheias de cortes. “Quem me ajudou a cuidar do bichinho foi a Mariana, da loja de ração do São Jorge. Ela ficou com tanta pena da pequinês, que chegou a chorar enquanto fazia a tosa”, lembra.

Há algumas semanas, Cristina também encontrou em um buraco próximo a um campo de futebol, na Fazenda da Laje, um filhote de vira-lata amarrado pelo pescoço, quase sufocado. “Sem falar na basset abandonada prenha e supermagra em frente ao Cemitério Trilha do Céu. Infelizmente, muitos destes seres indefesos ainda não são tratados com o devido amor e respeito que merecem”, desabafa ela, que há 18 anos recolhe animais deixados nas ruas.

Atualmente cerca de 200 cachorros ocupam o canil mantido por Cristina num espaço anexo a sua residência. Ganhando apenas um salário mínimo, ela prossegue com a campanha “Alimente um focinho carente: doe ração!” para poder continuar alimentando os bichinhos. “Agradeço a todos que têm me ajudado com as rações. Sem essas pessoas não conseguiria continuar o meu trabalho. Também sou muito grata à Milena, da banca de jornal ao lado dos Correios, pelo apoio dado à causa dos animais. Além do espaço para colocação de cartazes, ela está sempre arrecadando recursos para ajudar em cirurgias e na compra de remédios para os bichinhos”, destaca Cristina.

Quem quiser colaborar com o trabalho de Cristina pode aderir à campanha para alimentar os bichinhos. Para isso, basta adquirir um saco de ração nas seguintes lojas parceiras: Rio Mex (Avenida Governador Roberto Silveira 3.404), Amor Correspondido (Avenida Júlio Antônio Thurler 110/loja 2), Pró-Campo (Avenida Governador Geremias de Mattos Fontes 16, Centro), Peixes e Aquários (Rua Monsenhor Miranda 23, Centro), Dog Show (Rua Joaquim Pereira Bispo 452, São Jorge) e Rações da Serra (Rua São Roque 133, Olaria).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade