Como tradicionalmente acontece em agosto, mês dedicado aos advogados, cujo dia foi comemorado há duas semanas (último dia 11), o núcleo local da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) promoveu no sábado, 22, junto ao coreto da Praça Getúlio Vargas, no Centro, o mutirão de cidadania OAB na Praça. Durante seis horas foram oferecidos a população serviços de saúde, como medição da taxa de glicose sanguínea (teste de diabetes) e aferição da pressão arterial, orientação jurídica e esclarecimentos sobre a concessão de benefícios da Previdência Social e os direitos e deveres dos trabalhadores nos estandes do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e Ministério do Trabalho.
A doméstica Ana Maria Palhares, 57 anos, aproveitou para saber o que deve fazer para dar entrada em sua aposentadoria e obter o auxílio doença para o marido que está enfermo e não pode mais trabalhar como autônomo. Já o aposentado Ernani Faria, 64 anos, que é diabético, atrasou as compras de supermercado para medir a taxa de glicose. “Não posso dar bobeira”, disse ele sem importar-se com a fila para o exame. No final, boa notícia. A taxa de glicose dele estava 95 mg.
Durante o OAB na Praça, a organização não governamental Fundação Natureza também estimulou a conscientização ambiental dos participantes enquanto as equipes da Associação das Mulheres Mastectomizadas (aquelas que tiveram o seio extraído por conta do câncer de mama) e da Casa da Amizade do Rotary Clube esclareceram a população sobre suas atividades. A criançada não ficou de fora e pode se divertir a valer numa cama elástica e aprender a confeccionar brinquedos com dobraduras de papel. O Corpo de Bombeiros também marcou presença com uma mostra de equipamentos utilizados em operações de resgate nas matas. Soldados aproveitaram a ocasião para dar esclarecimentos à população sobre como evitar queimadas nas florestas, tão comuns nesta época de estiagem.
Durante todo o OAB na Praça o público presente pode prestigiar diversos talentos locais, como os alunos das equipes de dança Ricardo Rocha, Bibiana de Sá e Studio 3, além de uma apresentação especial da banda escola Euterpe Friburguense sob a regência do maestro Marcos Botelho. Houve ainda uma apresentação de alongamento com os integrantes do Projeto Maturidade e palestra de esclarecimento sobre a necessidade de precauções e mudanças de hábitos para evitar-se o contágio da gripe A, a popular gripe suína, com o médico pneumologista e vereador, Renato Abi-Râmia.
Evento recolheu assinaturas para manifesto do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral
O presidente da subseção local da OAB, Carlos André Pedrazzi, aproveitou a concentração de pessoas no evento desse ano para recolher assinaturas para o manifesto que tem o apoio da OAB, Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), que pretende propor uma alteração na lei eleitoral impedindo que os candidatos que estejam respondendo a processos judiciais sejam impedidos de concorrer às eleições. “Nossa intenção é tentar fazer valer essa proposta já a partir do pleito do ano que vem. Precisamos banir os fichas sujas dos próximos processos eleitorais e assim garantir pleitos limpos e eleger políticos com ética e mandatos pautados pela lisura”, defendeu Pedrazzi que também fez esclarecimentos sobre a campanha difundida pela OAB local, Presídio não, Casa de Custódia sim.
“Fala-se muito que Nova Friburgo não quer uma casa de custódia para acautelar seus presos, mas a degradante carceragem da 151ªDP onde mais de 150 detentos se amontoam em condições sub-humanas é bem pior e mais perigosa que um presídio. A população precisa saber que casa de custódia, onde ficam apenas os detentos que aguardam julgamento, é bem diferente de um presídio”, observou o presidente.
No evento, os advogados também puderam ainda opinar numa pesquisa que irá medir o nível de satisfação dos profissionais do Direito com os serviços prestados pelo Poder Judiciário no município. Semelhante a uma votação, os advogados, sem se identificar, expressaram sua opinião preenchendo um cupom que foi depositado numa urna. O resultado da pesquisa sai na próxima sexta-feira, 28.
Deixe o seu comentário