A Diocese de Nova Friburgo recebeu mais dois novos diáconos permanentes no último sábado, 22, quando o bispo da Diocese de Nova Friburgo dom Rafael Llano Cifuentes presidiu a missa de ordenação do coronel João Luiz Oliveira de Moraes (Nova Friburgo) e do taxista Pedro Almeida da Conceição (Macaé). A missa de ordenação foi realizada na Paróquia São Francisco de Assis, Rua Duque de Caxias, onde além do padre Antonio Leão Ferreira (pároco) mais de duas dezenas de outros sacerdotes.
A função dos diáconos na igreja católica é administrar solenemente o batismo, conservar e distribuir a eucaristia, assistir e abençoar o matrimônio, levar a eucaristia aos fiéis, instruir e exortar o povo, presidir os cultos e as orações dos fiéis, administrar os sacramentais, oficiar exéquias enterros, bem como recitar todos os dias a liturgia das horas.
Na homilia dom Rafael lembrou da função diaconal, a experiência cristã que eles devem ter e acima de tudo a santidade. O evangelho de João, capítulo 12 e versículos de 24 a 26, lembrou o grão de trigo que cai na terra e não morre, porque se morrer, produzirá muito fruto, numa alusão ao apego da vida, “quem se apega à sua vida, perde-a; quem faz pouca conta de sua vida neste mundo, conserva-la-á para a vida eterna”.
Na oração eucarística o monsenhor Antonio Stael de Souza (pároco da Catedral São João Batista e vigário geral da Diocese) fez a oração pela igreja; padre Miguel Zubiarrain (Paróquia Santa Terezinha – Conselheiro Paulino e vigário episcopal do Vicariato Sede), orou pelos falecidos e o padre Antonio Leão Ferreira (pároco da Paróquia São Francisco) orou por todos os cristãos. Antes de encerrar a cerimônia religiosa o néo-diácono João Luiz fez discurso de agradecimentos, momento em que ofereceu flores para a sua esposa e a Ana, esposa do diácono Pedro. Logo o bispo dom Rafael foi presenteado com uma bandeira do Flamengo bordada manualmente.
O diácono João Luiz que tem como lema Verdade e amor são os caminhos do Senhor extraído do salmo, 24, vai continuar exercendo suas funções na Paróquia Santo Antônio e São Francisco e o diácono Pedro cujo lema é Tu sabes que te amo do Evangelho de João, capítulo 21, atuará na Paróquia Nossa Senhora do Desterro em Quissamã.
Deixe o seu comentário