APÓS ANOS de idas e vindas, finalmente foi aprovado por unanimidade na sessão da Câmara de quinta feira projeto do vereador Marcelo Verly que dá nome de Jean Bazet ao plenário do Legislativo municipal, e também, de forma unânime, aprovado o nome da ex-vereadora Laura Milheiro de Freitas para nomear a tribuna da Casa. Uma correção devida frente à importância histórica dos dois políticos.
TAMBÉM resgata a história friburguense numa Casa que já teve outros inúmeros políticos comprometidos com a cidade, criando leis e debatendo os temas da vida pública. O reconhecimento dos vultos da nossa vida política feito agora pela Câmara sinaliza também para a importância da preservação da memória do município sob diversos aspectos.
JEAN Bazet deu os traços iniciais da cidade, foi seu primeiro administrador, o primeiro prefeito e seu grande benfeitor. O patriarca da vida pública de Nova Friburgo. Dona Laura rompeu a tradição da cultura predominante na política nos anos 60 e 70, participando com poucas outras mulheres da cena político-partidária do município no Legislativo. Ambos contribuíram para o desenvolvimento de Friburgo, cada qual no seu tempo.
O TRABALHO de preservar a memória friburguense é notório e tem sido exercido ao longo de muitos governos. O Pro Memória da Prefeitura guarda um precioso acervo, que aumenta a cada dia mais através de doações de fotografias, filmes e documentos sobre a história do município. A conservação e a utilização do acervo estão sendo feitas de modo a tornar de fácil acesso toda a sua documentação, via Internet, preservando os originais.
TAMBÉM é de se registrar a iniciativa de setores culturais de Friburgo na preservação da história, como o Gama (Grupo de Arte, Movimento e Ação), que prestigia a vida municipal com trabalhos artísticos no teatro, na música e na literatura. Vale destacar, também, suas ações com a iniciativa privada, e a prefeitura, numa PPP cultural criando monumentos enaltecendo a vida friburguense.
NOVA Friburgo tem muito a revelar de sua vida à sua própria população e a decisão da Câmara foi um gesto neste sentido. Cabe aos pesquisadores e aos interessados em nossa história a tarefa de mostrar os detalhes de uma cidade que cresceu sem perder de vista sua formação, sem esquecer o seu passado. Uma tarefa árdua, porém prazerosa.
Deixe o seu comentário