A Apae Nova Friburgo acaba de dar mais um importante passo na área de prevenção. A entidade implantou este mês o teste da orelhinha, exame fundamental para detectar algum comprometimento na audição do recém-nascido. O novo serviço é essencial para prevenir ou minimizar os possíveis danos que possam surgir no desenvolvimento global da criança, já que a audição exerce um papel decisivo na aprendizagem. O teste é tão importante que é obrigatório nos Estados Unidos e em diversos países europeus.
Com duração de cinco a dez minutos, o exame avalia o funcionamento da orelha interna (cóclea), através de uma sonda introduzida no ouvido, que envia e recebe sons (tipo click) de fraca e forte intensidade. Sem contra-indicações, o teste não dói e não incomoda o bebê. Sua realização é uma importante medida de precaução, já que quanto mais cedo for detectado algum problema de audição, melhores são os resultados. Prova disso é que quando a perda auditiva é diagnosticada logo após o nascimento e o tratamento é iniciado até os seis meses de idade, o desenvolvimento da criança com deficiência auditiva se torna próximo ao de uma criança ouvinte.
Vale destacar que estatísticas indicam que a cada mil nascimentos três apresentam algum tipo de perda auditiva, daí a importância do exame. Outro dado que aponta o benefício do teste nos recém-nascidos é que a audição inicia-se no 5º mês de gestação e desenvolve-se principalmente nos primeiros meses de vida.
O novo serviço está disponível a toda comunidade na sede da Apae (Rua Ventura Spargolli 292, Prado). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 2522-8670 ou através do e-mail apaenf@uol.com.br.
Deixe o seu comentário