11º BPM reforçará policiamento a partir desta segunda-feira nas ruas da cidade

segunda-feira, 17 de agosto de 2009
por Jornal A Voz da Serra

A falta de policiais militares nas ruas da cidade vem provocando um grande número de reclamações por parte dos friburguenses, cada vez mais inseguros diante da crescente onda de assaltos que assola o município. Nos últimos dias, a redução do efetivo foi percebida por comerciantes e transeuntes que passavam pelo centro da cidade, local de maior concentração de estabelecimentos comerciais e financeiros.

A redução do efetivo, segundo o subcomandante do Batalhão Tiradentes, major Marcelo Freiman, se deu por causa do grande número de serviços administrativos acumulados durante os dias em que foram colocados mais policiais em patrulhamento a pé pela Avenida Alberto Braune e ruas adjacentes. “Reforçamos o policiamento até o dia 12 deste mês por causa dos pagamentos realizados nas agências bancárias, mas acumulamos os serviços burocráticos devido ao fechamento do quartel às sextas-feiras, conforme vinha acontecendo”, explicou.

Para atender aos anseios da população, que vem sofrendo com assaltos, mais policiais serão colocados nas principais ruas e avenidas da cidade. “Vamos aumentar o patrulhamento motorizado e voltaremos com as motos circulando pelo Centro (principalmente nos trechos com agências bancárias na Alberto Braune) até o Bairro Ypu, e teremos mais policiais patrulhando a pé”, garantiu o major, lembrando que as rondas escolares também retornam nesta segunda.

Tráfico de drogas no Nova Suíça:

Irmãos da quadrilha de Sumiço são presos com um quilo de maconha e pedras de crack

A denúncia de que traficantes estariam escondendo drogas em uma casa do Nova Suíça levou policiais do 11º BPM ao local, onde encontraram os irmãos Charles Macário do Nascimento, 18 anos, o Charlinho, e Leandro Macário da Silva, 26, o Pezão. Os dois estavam numa casa nos fundos do Sítio Recanto das Garças, próximo ao ponto final do ônibus. A ocorrência aconteceu na manhã de sexta-feira,14, quando os policiais do Patamo 2 (formado por antigos agentes da P2) chegaram ao local e os irmãos não tiveram como fugir. Na casa foram encontrados um tijolo de maconha pesando um quilo e sete pedras de crack. Os dois receberam voz de prisão e foram conduzidos à DP. Uma terceira pessoa também foi levada para a delegacia, mas liberada após constatação de que era um viciado que comprava droga naquele momento. A polícia tinha informações de que Pezão estava atuando no Jardim dos Reis, mas ele não vinha sendo visto na parte alta do bairro.

Charlinho já era procurado pela polícia friburguense. Ele é acusado de integrar o bando do traficante e homicida Anderson Crismério Martins, o Sumiço, com quem teria tentado invadir o Jardim dos Reis para “tomar o morro”, na época chefiado por Cristian José dos Santos Borges, o Cristiano, que está preso.

Fontes policiais disseram que Charlinho foi expulso do Nova Suíça por Cristiano, daí a rixa entre ambos. O problema entre os dois se agravou com a morte do irmão de Cristiano, assassinado durante o carnaval de 2008. Sobre Sumiço e Charlinho pesa a acusação de terem praticado o crime. Sumiço já estava preso e Charlinho vinha sendo procurado pela polícia. Quanto a Pezão, a polícia tem a informação de que ele comandou parte da venda de drogas no bairro, a mando de Sumiço.

Ônibus da Faol na mira de vândalos e assaltantes

Não são poucos os casos envolvendo coletivos da Friburgo Auto Ônibus (Faol) registrados nos últimos meses. Motoristas e cobradores vêm sofrendo com a ação de vândalos e assaltantes, que agem quase que diariamente apedrejando e roubando os ônibus.

Na quinta-feira, 13, os dois tipos de ocorrências foram registrados quase no mesmo horário, entre 21h30 e 21h45. Na Estrada Velha do Amparo, o coletivo que fazia a linha Alto do Schuenck-Centro foi apedrejado por dois homens, que estavam parados próximo à entrada do Nova Suíça. A dupla atingiu a lateral do ônibus duas vezes, danificando a lataria. O motorista contou aos policiais que não parou, seguindo a viagem. Como nas ocorrências anteriores, ninguém foi atingido pelas pedras.

Outro ônibus, da linha Chácara do Paraíso-Centro, foi alvo de dois bandidos. Eles aproveitaram que o coletivo estava parado no ponto final e um deles, com arma de fogo em punho, bateu na porta e mandou que o motorista abrisse a porta traseira, por onde o outro assaltante entrou e pegou 82 vales-transporte e R$ 30,50 em dinheiro. Segundo os funcionários da Faol, os bandidos estavam encapuzados.

Homem é preso em flagrante com pedaço de bacon furtado

Um homem de 43 anos foi preso em flagrante quando tentava furtar um pedaço de bacon no mercado Grão da Serra, às 18h de quinta-feira, 13. O estabelecimento comercial fica na Rua Deolinda Thurler, no Cônego. De acordo com a polícia, ele foi apanhado por populares, que chamaram a polícia.

Os PMs deram voz de prisão ao biscateiro depois de ouvirem a confirmação de que ele tinha escondido sob o casaco um pedaço de toucinho defumado. Antes de tentar sair da loja com a mercadoria furtada, ele chegou a pagar uma pequena compra feita no mercado.

Na delegacia ele foi indiciado por tentativa de furto e recolhido ao setor de custódia da 151ª DP, agora sob a responsabilidade da Polinter.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade