Esporte - 15 de agosto

segunda-feira, 17 de agosto de 2009
por Jornal A Voz da Serra

Medalhistas paraolímpicos neste fim

de semana no Parque Julio Delamare

Entre os 70 participantes do Meeting Internacional de Natação, 14 subiram ao pódio nos Jogos de Pequim. A partir deste sábado, 15, a piscina do Parque Aquático Julio Delamare, no Rio de Janeiro, vai receber os donos de 39 medalhas paraolímpicas nos Jogos de Pequim 2008. As estrelas da natação mundial participarão do Meeting Internacional Loterias Caixa de Natação. 

Nada menos que 14 atletas que subiram ao pódio na China, no ano passado, desfilarão suas habilidades nas águas cariocas neste fim de semana. As provas serão sempre das 10h às 12h e a entrada do público é gratuita. Os treinos já começaram no local da competição. Na última quinta-feira, 13, os atletas treinaram entre 8h30 e 11h30.

Serão aproximadamente 70 atletas de dez países, além do Brasil. Da delegação brasileira, seis medalhistas representarão o país no Meeting: Daniel Dias, André Brasil, Phelipe Andrew, Edênia Garcia, Adriano Lima e Verônica Almeida.  Vencedor de nove medalhas em Pequim, e do Prêmio Laureus (o Oscar do esporte) como melhor atleta paraolímpico do planeta, Daniel Dias já está no Rio de Janeiro. Ele vai nadar os 50m livre, 100m livre, 100m peito e 200m medley. Nos 100m livre e nos 200m medley, ele foi ouro na China. Nas demais, prata.

Já André Brasil, cai na água do Julio Delamare para os 100m e 400m. Duas provas em que ele foi campeão em Pequim. Entre as delegações estrangeiras, a dos Estados Unidos é a que está com o maior numero de medalhistas: quatro. Desembarcaram na Cidade Maravilhosa Elizabeth Stone (prata nos 100m costas), Miranda Uhl (ouro nos 200m medley), Amanda Everlove (prata nos 100m borboleta, 200m medley e 50m livre), além de Erin Popovich.

Aos 24 anos, Erin já é uma das maiores atletas paraolímpicas de todos os tempos. Ela possui 19 medalhas em Jogos Paraolímpicos. Só em Pequim foram seis, sendo quatro de ouro e duas de prata. É exatamente nas duas provas em que ficou na segunda colocação na China, os 50m livre e 50m borboleta, que Erin vai competir no Meeting Internacional Loterias Caixa, neste fim de semana. “O Meeting é mais uma etapa da preparação para o mundial de piscina curta”, explicou a nadadora, referindo-se à competição que será disputada no Rio de Janeiro, em novembro. “É minha segunda vez no Brasil e não poderia perder a oportunidade de voltar aqui para competir e visitar os lugares lindos do Rio de Janeiro”, finalizou.

A Grécia também trouxe boa representação: Georgios Kapellakis subiu quatro vezes ao pódio em Pequim e estará no Julio Delamare. A Colômbia com Moises Fuentes, rival de Daniel Dias nos 100m peito, nos jogos do ano passado. Já o México confia em Nely Miranda, campeã paraolímpica nos 50m livre e nos 100m livre. (fonte:Daniel Brito, Diogo Mourão e Manoela Panna: daniel.brito@cpb.org.br; _diogo@mediaguide.com.br.

Olimpíadas escolares: COB deve Nova Friburgo pode ser escolhida dia 27

Cidade que abrigará as Olímpiadas Escolares de 2010 será revelada

pelo COB no próximo dia 27

Em junho deste ano, uma equipe do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) esteve em Nova Friburgo para especificar as condições e detalhes das exigências e responsabilidades do município terá, caso venha a ser escolhido para sediar as Olímpiadas Escolares de 2010. O resultado, que será divulgado no próximo dia 27, é aguardado ansiosamente por autoridades, rede hoteleira e friburguenses em geral, que poderão se beneficiar, não só economicamente, mas também com a oportunidade de testemunharem grandes momentos do esporte.

Nova Friburgo concorre com as cidades de Poços de Caldas (MG), Maringá (PR), Goiânia (GO), Fortaleza (CE), João Pessoa (PB) e Blumenau (SC). Se aprovado, o município receberá aproximadamente 3500 atletas, mas para isso, é necessário estruturação hoteleira, de segurança pública e sistema de transportes adequados.

Serão nove modalidades esportivas a competir – basquete, vôlei, handebol, futsal, atletismo, tênis de mesa, futsal, atletismo, tênis de mesa, xadrez, natação e judô, além de trabalhos paralelos realizados pelo COB, nas áreas de cultura, educação e turismo. Ao todo no Brasil, o COB movimentará com esta competição 18660 escolas e 935 mil atletas entre 12 e 14 anos, e 17161 escolas e 983 mil atletas entre 15 e 17 anos. O apoio popular é muito importante, tanto que o vereador Edson Flávio montou o site www. olimpiadasem novafriburgo.com.br e o seu site particular www.edson flaviocoelho.com.br para que as pessoas possam fazer parte disto, engrossando o coro de vozes que apoiam a ideia da cidade sediar os jogos. Fica a torcida.

Futebol na Friburgo AM

Neste Domingo – 16h

Campeonato Brasileiro – série A

Estádio Maracanã

FLUMINENSE X CORITIBA

Comando: Fernando Bonan

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade