(SECOM) - A Prefeitura de Nova Friburgo, através do Programa de Desenvolvimento do Trabalho, doou à Casa dos Pobres São Vicente de Paulo e ao Lar Abrigo Amor a Jesus, na tarde da última quarta-feira, 12, cerca de mil peças íntimas fabricadas pelos próprios alunos do Centro de Formação Profissional e Transferência Tecnológica para a Indústria do Vestuário, cujos cursos acontecem na unidade que funciona em cima da antiga rodoviária Leopoldina, no centro.
As peças foram fabricadas este ano pelos alunos do Centro de Formação Profissional, com material adquirido pela prefeitura e doações voluntárias. Como as peças fabricadas não podem ser comercializadas pelo Poder Público, o secretário executivo interino do Programa, Ângelo Augusto Jaquel Júnior, e sua equipe optaram por doá-las às casas de assistência social do município.
Na Casa dos Pobres São Vicente de Paulo, a irmã Zenóbia Gonçalves Torres, uma das diretoras, recebeu Ângelo Jaquel e Edmilson Schneider, coordenador técnico e instrutor do Centro de Formação Profissional, para a entrega de 455 peças íntimas (calcinhas, soutiens, cuecas e calcinhas infantis).
“Esta é a primeira vez, de muitas outras, que doaremos peças fabricadas por nossos alunos. Aproveitamos com a doação para conscientizar os alunos sobre a importância de ajudar os outros”, comentou Ângelo. Irmã Zenóbia ficou muito feliz com o material doado: “Agradeço em nome de todos os acolhidos nesta casa. As peças serão primeiramente disponibilizadas aos usuários e as demais serão colocadas à venda em um bazar, para que o valor arrecadado seja revertido na compra de outros materiais também necessários”, destacou.
ArraiÁ de São Vicente
Irmã Zenóbia aproveitou para convidar a todos para participar do Arraiá de São Vicente, que acontecerá nos dias 15 e 16. No sábado, 15, a programação começa às 14 horas e termina às 19 horas; no domingo, a programação inicia às 11 horas, com Yakisoba, e termina às 18 horas. Durante os dois dias, haverá apresentações musicais, dança de quadrilha, leilão e muitas brincadeiras para as crianças.
O ato de doar as peças fabricadas no Centro de Formação Profissional foi além do simples fato de dar destino às peças. No momento em que Ângelo e Edmilson seguiam para o Lar Abrigo Amor a Jesus, eles demonstraram uma satisfação particular em ajudar ao próximo. E assim que chegaram ao Laje, foram recebidos pela presidente do abrigo, Clélia Maria Barbosa Rangel.
Clélia, embora esteja acostumada a receber doações, agradeceu a iniciativa da prefeitura em doar 461 peças fabricadas pelos alunos. “Preferencialmente, as peças serão para os vovôs e vovós. O que restar colocaremos à venda no bazar e com a renda compraremos outros produtos úteis aos internos”, explicou.
Oitenta anos do Abrigo
A presidente e o administrador, Anderson Dias Knupp, que estavam envolvidos com a organização da festa em comemoração aos 80 anos do Laje, a ser realizada nos dias 22 e 23 de agosto, informaram que o bazar funciona em prédio anexo, às terças e quintas-feiras, das 12 horas às 17 horas. Como a festa no abrigo já é tradicional, eles estão esperançosos com a presença do público que, ao consumir nas barraquinhas, estará contribuindo para as despesas com a manutenção do abrigo.
Com poucos minutos no pátio do abrigo, os internos aproximaram-se do secretário e do coordenador que conversavam com a presidente e o administrador. Renata Lemos Mendonça, que desenvolve o Projeto Tecendo Afetos com os internos, apresentou chaveiros e colares confeccionados com argila pelos próprios internos. Já Lídia Marques Ferreira tratou logo de pedir folhas de papel em branco para escrever poesias para as visitas. Ângelo e Edmilson não sabiam explicar quem estava recebendo doação maior: os internos de ambas as casas assistenciais contemplados com as peças ou eles próprios, que tiveram a oportunidade de receber tanto carinho em um período tão pequeno de tempo.
Novas perspectivas
O Programa de Desenvolvimento do Trabalho está com boas perspectivas para o futuro, não muito distante. Segundo Ângelo Jaquel, estão agendadas nos próximos dias de representantes do Sindicato do Vestuário de Nova Friburgo – SindVest -, do Instituto Politécnico da Uerj e do Sebrae/RJ (ADR Serrana) para firmar parcerias, uma vez que o próprio Ministério da Ciência e Tecnologia reconhece o Centro de Formação Profissional de Nova Friburgo como uma referência nacional.
“Através dos cursos oferecidos no Centro de Formação Profissional procuramos formar bons profissionais, independente da quantidade. A nossa preocupação é que o profissional sai apto a trabalhar imediatamente em uma empresa. Pretendemos ampliar os espaços para sediar palestras, realizar seminários e atualizar nossos equipamentos”, concluiu o secretário.
Deixe o seu comentário