Programa Banda Larga terá oficinas para atualização de músicos

quinta-feira, 13 de agosto de 2009
por Jornal A Voz da Serra

(SECOM) - A melhoria qualitativa, a médio e longo prazo, das bandas existentes, bem como a contribuição para a formação de novos músicos, ampliando a rede de conhecimento musical. Com estes objetivos, a secretaria de Estado de Cultura criou o programa Banda Larga para fomentar as Bandas Civis de Música fluminenses. A proposta foi apresentada por membros da Associação de Bandas de Música do Estado - Asbam (RJ), na tarde da última segunda-feira, 10, em encontro na Casa de Cultura (antigo Fórum Julio Vieira Zamith), a professores, músicos, integrantes e representantes de bandas civis de Nova Friburgo e cidades vizinhas da região serrana.

Entre os dias 22 a 28 de novembro deste ano, serão oferecidos diversos cursos gratuitos tendo como público-alvo professores e músicos das bandas. Para desenvolver o programa, a coordenação dividiu o estado em cinco polos: Itaperuna (região Noroeste e Norte), Cabo Frio (região Metropolitana 1 e Litorânea), Nova Friburgo (região Serrana), Barra do Piraí (região Centro Sul e Médio Paraíba) e Nilópolis (região Metropolitana 2 e Baixada Fluminense).

A reunião teve a intenção de apresentar a grade dos cursos e sensibilizar a participação de integrantes das agremiações musicais. Eduardo Wermelinger, da Asbam-RJ e coordenador geral do projeto destacou a importância das prefeituras dos municípios vizinhos apoiarem o projeto e se unirem a Nova Friburgo, que será cidade polo, criando condições para os músicos interessados participarem dos cursos.

As inscrições estarão abertas no período de 05 a 31 de outubro e as fichas serão disponibilizadas pela Associação de Bandas e deverão ser entregues, devidamente preenchidas, na Secretaria Municipal de Cultura de Nova Friburgo, ao professor Mário Bastos Jorge, o Marinho, designado para acompanhar as ações do programa Banda Larga, na região Serrana.

Cursos com renomados especialistas

Os cursos oferecidos contarão com profissionais renomados no cenário da música: Marcelo Jardim (regência), Laura Rónai (flauta e flautim), Fernando Silveira (clarineta e clarone), Marco Túlio (saxofone), Paulo Mendonça (trompete), Eliseu Candido (trombone), Eduardo Guimarães (tuba e bombardino), Anderson Xavier (percussão e bateria) e José Vieira Filho (manutenção e reparo de instrumentos). Para cada curso, serão disponibilizadas 25 vagas, havendo a possibilidade, inicialmente, de ampliar para 30 vagas, principalmente nas aulas de clarineta.

As aulas serão ministradas de segunda a sexta-feira de 9h às 12h30 (teoria) e das 14h30 às 17h30 (práticas de conjunto). No domingo, 22 de novembro, todos os inscritos deverão estar presentes à cerimônia de abertura para conhecer os professores que ministrarão os cursos e receberem o kit a ser distribuído a cada aluno contendo: uma apostila com conteúdo pedagógico de cada curso; videoaula em DVD contando a história do instrumento escolhido e apresentação do respectivo professor; catálogo com informações de todas as bandas Civis do Estado do Rio de Janeiro (mais de cem bandas) e camiseta do projeto. O encerramento no sábado, 28 de novembro, contará com entrega de certificados e um desfile antecedendo ao concerto da grande Banda Larga que, consequentemente, será formada a partir das aulas.

Constam ainda do programa, atividades culturais complementares no horário das 19h30 às 21h30. “Será o momento de uma verdadeira ebulição musical. O evento será aberto ao público e a programação poderá ser sugerida pela Secretaria de Cultura do município polo, neste caso, Nova Friburgo, como: apresentações musicais de professores e alunos, exibições de vídeos, entre outras”, informou Eduardo Wermelinger, explicando que o nome do projeto – Banda Larga – apesar de sugerir referências a internet, neste caso tem outra conotação. “Para os membros da Asbam RJ tem o significado de alargar, ampliar a troca de experiências e estudos”.

Segundo ainda Wermelinger, “há tempos estávamos pleiteando atividades para as bandas de todo o estado e fomos convidados a participar deste projeto, através de parcerias entre o Estado, a Asbam e as prefeituras”.

A professora e musicista Marlene Moreira Barroso, que desenvolve o projeto Música nas Escolas, na rede municipal de ensino, manifestou sua preocupação da demanda ser maior do que a oferta, pois não só o município, mas as cidades vizinhas valorizam os músicos que atuam em bandas civis ou até mesmo atuais professores de música que tiveram sua formação em bandas das cidades. Feliz com observação da professora Marlene, Eduardo disse que, em seguida, se reuniria com o representante da Secretaria municipal de Cultura, para definirem como as vagas poderão ser disponibilizadas em função desta demanda, mas garantiu que a prioridade das vagas será para músicos de banda.

Estiveram presentes: além de Eduardo Wermelinger, coordenador geral do programa Banda Larga; o presidente da Asbam, maestro Jorge Paula; o secretário de Comunicação Social da Prefeitura de Nova Friburgo, Girlan Guilland; o assessor de Projetos em Música da Secretaria municipal de Cultura, Mario Jorge Bastos Jorge, o Marinho, e representantes de academias de música e bandas da cidade e de municípios vizinhos, a exemplo de Trajano de Morais, Cordeiro, Bom Jardim, Duas Barras, entre outros.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade