Melhores do Esporte premiados com Troféu Corrado Spallanzani

terça-feira, 04 de agosto de 2009
por Jornal A Voz da Serra

Depois de tanta dedicação, empenho e muita prática, todo bom desportista merece mesmo ter seu talento reconhecido. E foi isso que aconteceu na noite da última sexta-feira, 31 de julho, no Teatro Municipal de Nova Friburgo, na 15ª edição da festa Melhores do Esporte, organizada pela Toque de Craque Editoria e Eventos, sob a coordenação do também chefe de redação de A VOZ DA SERRA e presidente da Associação Friburguense de Imprensa (AFI), jornalista José Duarte.

Atletas de diversas modalidades esportivas desenvolvidas no município e organizadores de eventos esportivos que se destacaram em 2008 foram premiados com o troféu sensei Corrado Spallanzani, o homenageado desse ano que emprestou seu nome aos troféus em madeira confeccionados pelo artista plástico friburguense Felga de Moraes. Cada modalidade esportiva e as categorias dirigente, treinador, evento do ano e trabalho com crianças e em escolas teve três indicados e os vencedores escolhidos pela comissão julgadora da festa e pela internet só foram conhecidos no momento da premiação mediante a abertura de envelopes. Foram premiados também os atletas eleitos pelos internautas que votaram nos últimos três meses na página eletrônica www.guianovafriburgo.com e outros seis campeões friburguenses com o troféu honra ao mérito.

Precursor da introdução do karatê-dô em Nova Friburgo há 34 anos na Academia Sol Nascente, modalidade que se expandiu rapidamente pelo interior fluminense, o italiano radicado brasileiro, Corrado Spallanzani foi reverenciado durante o evento por um de seus alunos, o médico José Henrique Rubin de Carvalho, que observou o objetivo do karatê-dô como uma modalidade de busca pelo caminho através das mãos vazias.

“Lutamos não apenas para vencer o adversário, mas lutamos principalmente no karatê-dô contra as mazelas e dificuldades”, enalteceu José Henrique lembrando os cinco princípios da modalidade e tão bem defendidos por Corrado: empenho da realização da personalidade; chegada à verdade; cultivo do espírito de iniciativa e participação; consideração a cortesia, amor e gentileza e cuidado para não abrigar falsa coragem.

Introduzido ao palco do teatro pelo homenageado especial do ano passado, o também sensei Takashi Yamaguchi, Corrado, junto à esposa Hisae Takizawa, não escondeu a emoção com a reverência obtida com a tradicional festa Melhores do Esporte que atraiu mais de 400 pessoas ao teatro e dessa vez foi abrilhantada ainda com apresentações da banda escola Euterpe Friburguense, regida pelo maestro Marcos Botelho, a cada entrada dos indicados ao palco e nas premiações anunciadas pelos apresentadores da festa, o radialista Marcello Merecci, Monara Costa e Eliandra Carrió, junto com o organizador José Duarte.

“Todos nós no esporte lutamos arduamente para trilharmos o caminho do progresso e da honestidade, sempre com tenacidade. Mesmo depois de tantos desafios, ainda me considero um aprendiz”, agradeceu Corrado a honraria de emprestar seu nome ao troféu Melhores do Esporte. “Assim como Corrado que teve e tem muita determinação na vida, todo desportista é determinado a vencer”, disse o treinador de judô que discursou em nome dos homenageados, Daniel Lage.

O jornalista José Duarte destacou a dificuldade para difundir o esporte em Nova Friburgo que, infelizmente, não preserva seus valores. “É preciso que os empresários locais se sensibilizem e se conscientizem que o esporte é o único meio de fazer a cidade crescer”, destacou o organizador que foi homenageado com uma placa de reconhecimento do professor José Augusto Teodoro que enalteceu o esforço de José Duarte em já ter reconhecido o talento de mais de 300 atletas em 15 anos de realização da festa.

“Esse troféu coroa o esforço e a dedicação de todos os atletas. Essa determinação faz de José Duarte um verdadeiro campeão”, resumiu Teodoro. ao final da festa que teve o apoio da Prefeitura de Nova Friburgo, banda Euterpe Friburguense, A VOZ DA SERRA, Guia NovaFriburgo.com, Plano SAF, Associação Comercial, Nelson Flores, Eduardo Rodrigues e Lutiene Sorrentino.

Eles são campeões

Conheça os vencedores do troféu Melhores do Esporte – Corrado Spallanzani, eleitos pela comissão julgadora da festa e pela internet:

- artes marciais: Marlon Moraes (box tailandês) – comissão julgadora; Wilson Féu (jiu-jítsu) – internet

- atletismo: Wallace Daflon – comissão julgadora e internet

- evento do ano: campeonato de futebol/Sebastião Rezende – comissão julgadora; Montanha Cup/Orlando Miéle – internet

- bolão: Beatriz Sorrentino – comissão julgadora e internet

- sinuquinha: Oséas Faustino – comissão julgadora; Leonardo Pinto Leal – internet

- basquete: Nilton Baptista – comissão julgadora e internet

- canoageM: Cleyson Rios – comissão julgadora; Tom Adnet – internet

- natação: Jonathan Ireno – comissão julgadora; Cássio Caçador – internet

- treinador: Daniel Lage (judô) – comissão julgadora; Jorge Alfaro (rugby) – internet

- punhobol: Emandro Vieira – comissão julgadora; Diego Sarno – internet

- dirigente: Orlando Miéle (Montanha Cup) – comissão julgadora; Raul Marcos (Friburguense) – internet

- mountain bike/downhill: Vanderlei Ladeira – comissão julgadora; Bruno Baeta – internet

- rugby: João Vítor Duarte – comissão julgadora e internet

- trabalho com crianças: Inec – comissão julgadora e internet

- futebol de campo: Márcio Eder Correia – comissão julgadora; André Luiz Verona – internet

- trabalho em escola: Educandário Miosótis – comissão julgadora e internet

Troféus Honra ao Mérito:

- Nilton Gomes e Guilherme de Paula – campeões cariocas de automobilismo

- Natany Ferreira Lucas – campeã brasileira de judô sub-12 para surdos

- Arthur Senna – campeão de natação (65 medalhas de ouro e oito de prata aos 11 anos de idade)

- Leandro Ricardo Reis – vice campeão carioca de futebol de mesa

- Nova Friburgo Rugby - campeão estadual de rugby

- Duílio Iório e Rafael Câmara – campeões estaduais do Rally Universitário Fiat

- personalidade esportiva do ano: Bruno Baeta (mountain bike/downhill)

Quem é Corrado Spallanzani

Além de sua dedicação ao karatê-dô, o italiano Corrado Spallanzani é pós-graduado em filosofia em Kyoto, no Japão e tem três filhas, Renata Yumi, Adriana Sayuri e Alesandra Mitie. Reside em Nova Friburgo desde 1974, onde inicialmente dedicou-se a olericultura, sendo o responsável pelo cultivo do alho amarante no município. Trabalhou ainda durante uma década como relações públicas na antiga Companhia de Eletricidade de Nova Friburgo (Cenf).

Sua dedicação às artes marciais, porém, vem da década de 1960 quando iniciou treinamentos de karatê-dô em São Paulo na Shotokan Karatê-dô do Brasil com o mestre faixa preta 5º dan (na época o grau máximo), mestre Mitsusuke Harada. Com o apoio do sensei Yamagushi, Corrado introduziu o karatê-dô em Nova Friburgo na academia Sol Nascente em 1975. Para Corrado, que atualmente supervisiona aulas de karatê-dô, “todas as artes marciais são ótimas, assim como todos os esportes, pois produzem cidadãos honestos”.

VER FOTOS EM AVS DIGITAL

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade