Em reunião com lojistas, prefeito faz balanço do seu governo

segunda-feira, 03 de agosto de 2009
por Jornal A Voz da Serra

(SECOM) - O prefeito Heródoto Bento de Mello participou na noite da última quarta-feira, 29, de reunião com diretores da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e do Sindicato do Comércio Varejista (SinComércio) de Nova Friburgo e aproveitou a oportunidade para fazer um balanço dos sete primeiros meses de governo. Ao apresentar para os empresários projetos que estão em vias de se concretizar e ações já realizadas, o prefeito disse que se sente “muito esperançoso de promover o real desenvolvimento de Nova Friburgo”. O secretário Geral, Braulio Rezende, que é presidente das duas entidades do comércio, também mostrou dados sobre as iniciativas do governo em vários setores, ressaltando que a área de saúde é considerada prioritária e por isso recebeu a maior parcela de investimentos. Ele anunciou que no mês de agosto começarão os mutirões para colocar em dia as cirurgias no Hospital Municipal Raul Sertã.

Num rápido resumo da história do comércio de Nova Friburgo, que voltou a ter destaque econômico e social depois da crise industrial dos anos 1970, o prefeito acentuou o papel do turismo e da cultura na busca pelo progresso do município. Ele observou que a cidade precisa aprender a valorizar e a vender bem suas belezas naturais e seu clima privilegiado.

“O turismo é a nossa grande força. Ele está disperso ainda, não está organizado, não se deu a ele a devida importância. Temos milhares de recantos que são de espantar, e poder mostrar aos turistas as nossas belezas é uma experiência extraordinária. Temos que encontrar no turismo e na cultura o caminho para o desenvolvimento de Nova Friburgo. E, permeando esse cenário, está o comércio, que costura a economia mundial”, sublinhou.

O engenheiro Heródoto Bento de Mello revelou para os empresários que efetuou modificações no projeto do Trem do Futuro visando barateá-lo. Segundo o prefeito, o trem - que fará a ligação entre Conselheiro Paulino e Cônego, com linha para Ponte da Saudade - passará numa das pistas da Avenida Alberto Braune, e a sede da prefeitura voltará a sediar uma estação ferroviária. Um novo Centro Administrativo, reunindo todas as secretarias, será instalado no prédio em frente, recém adquirido da Oi pelo governo municipal.

O prefeito mostrou também o projeto de revitalização do Centro, frisando que os de Olaria e de Conselheiro Paulino estão bastante adiantados, assim como o do aeroporto. Heródoto Bento de Mello considera resolvido o problema de saneamento básico depois que a concessionária Águas de Nova Friburgo se comprometeu a construir e deu início às obras das seis estações de tratamento de esgoto solicitadas por ele, que atenderão, até 2012, a 90 por cento da população. Pelo quarto termo aditivo ao contrato de concessão, assinado em dezembro de 2008, a empresa estava obrigada a construir uma única estação de tratamento.

“Esta semana, recebemos a visita do subsecretário estadual de Projetos de Urbanismo, Vicente Loureiro, e do subsecretário de Transportes, Delmo Pinho, que ficaram assustados como, em tão pouco tempo, conseguimos desenvolver projetos tão detalhados e precisos. É isso que está viabilizando nossas ideias. Estou muito esperançoso de promover o real desenvolvimento de Nova Friburgo. Estamos caminhando a passos largos, e me sinto entusiasmado com o que já conseguimos e com o que vamos conseguir”, confessou o engenheiro e prefeito.

Secretário Geral da prefeitura, Braulio Rezende relacionou, entre as experiências positivas dos primeiros meses de governo, a promoção de grandes eventos como o Festival de Inverno e o Campeonato Estadual de Motocross, lembrando que Nova Friburgo receberá em agosto o campeonato nacional da categoria e é candidata a sede das Olimpíadas Escolares de 2010. Ele confirmou que o governo municipal vai começar, em breve, a construção do Centro de Convenções e do pórtico da cidade, que contará com o Memorial do Imigrante, e salientou que, dos 1,2 mil quilômetros de estradas vicinais do município, mais de 500 foram recuperados desde janeiro pela Secretaria de Obras.

Braulio Rezende assegurou que, por decisão política do prefeito, o setor de saúde tornou-se a maior prioridade do governo. De acordo com ele, a Fundação Municipal de Saúde recebeu um adicional de R$ 12 milhões em salários, contratou médicos, enfermeiros e outros profissionais da área, e hoje as equipes do Hospital Raul Sertã, inclusive de plantão e sobreaviso, estão completas. Braulio destacou ainda a inauguração do serviço de mamografia, que vem atendendo a 20 mulheres por dia, e a compra do Hospital Nova Cór, que funcionará como um anexo do Raul Sertã e poderá abrigar uma unidade do Instituto Nacional do Câncer (Inca), conforme pedido do prefeito e do secretário Geral ao diretor geral do órgão, Luiz Antonio Santini Rodrigues da Silva.

Em agosto, o secretário Geral informou que serão iniciados os mutirões para zerar o número de cirurgias em atraso no Raul Sertã.

“O quadro da saúde é ruim, mas está melhorando. Já recuperamos bons médicos, completamos as equipes, retomamos cirurgias que há muito tempo não eram feitas no hospital, como as de urologia. Vamos reformar várias alas, implantar área de isolamento, que não existe atualmente, e adequar o Raul Sertã às normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Enfim, o governo Heródoto vai oferecer serviços de saúde dignos à população de Nova Friburgo”, concluiu o secretário.  

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade