Samba de roda vai esquentar o Sesc

sexta-feira, 31 de julho de 2009
por Jornal A Voz da Serra

No mês do folclore, uma ótima oportunidade para os amantes do samba. É que no dia 15 de agosto o grupo Reconca-Rio fará apresentação com uma grande e alegre roda de samba no restaurante do Sesc, mantendo viva a origem do samba de roda trazida por negros baianos para o Rio de Janeiro.

Formado por músicos, ou tocadores, divididos em instrumentos de harmonia e ritmo, o Reconca-Rio trabalha duas vertentes do samba de roda: o samba chula, considerado a forma mais primitiva do samba, em que os participantes não sambam enquanto os cantores entoam a chula em forma de poesia, deixando que a dança comece somente depois disso; e o samba corrido, em que todos sambam enquanto dois solistas e o coral se alternam no canto. O grupo tem por objetivo dar continuidade a um dos capítulos mais importantes da história do samba, no momento em que negros baianos, em busca de inserção no mercado de trabalho e fugindo da perseguição religiosa na Bahia, migraram maciçamente para o Rio de Janeiro, levando uma vasta bagagem cultural que deu bons frutos na nova cidade.

O Reconca-Rio conta ainda com dançarinas, ou sambadeiras, que representam também um elemento fundamental para o samba de roda ao personificarem a figura das baianas. Tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional, as baianas encantam o público e dão sentido à prática do samba com suas saias, instrumentos de mão, panos de cabeça e colares.

A apresentação acontece no próximo dia 15, a partir das 15h, no restaurante do Sesc, na Avenida Presidente Costa e Silva 231, Duas Pedras. A entrada é franca. Mais informação pelo telefone 2543-5000. livre

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade